2 Reis 11
Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão, irmã de Acazias, tirou Jeoás, filho de Acazias, dentre os filhos do rei que iam ser mortos e o escondeu num quarto junto com a sua ama. Eles conseguiram mantê-lo escondido de Atalia, de modo que ele não foi morto.
Ele ficou escondido com ela na casa de Jeová por seis anos, enquanto Atalia reinava sobre o país.
No sétimo ano, Jeoiada mandou chamar os chefes de cem da escolta cariana e dos guardas do palácio para que viessem a ele na casa de Jeová. Ele fez um pacto com eles e os fez jurar na casa de Jeová; depois lhes mostrou o filho do rei.
Ele lhes ordenou: “Façam o seguinte: um terço de vocês estará a serviço no sábado e manterá estrita vigilância sobre a casa do rei,
outro terço ficará no Portão do Alicerce e o outro terço ficará no portão atrás dos guardas do palácio. Vocês se revezarão em vigiar a casa.
As duas divisões que estariam de folga no sábado manterão rigorosa vigilância sobre a casa de Jeová para proteger o rei.
Vocês devem ficar em volta do rei, cada um com as suas armas na mão. Quem atravessar as suas fileiras será morto. Fiquem com o rei aonde quer que ele for.”
Os chefes de cem fizeram exatamente o que Jeoiada, o sacerdote, tinha ordenado. Portanto, cada um reuniu os seus homens que estavam a serviço no sábado e os que estavam de folga no sábado, e foram a Jeoiada, o sacerdote.
O sacerdote deu então aos chefes de cem as lanças e os escudos redondos que tinham pertencido ao rei Davi e que estavam na casa de Jeová.
E os guardas do palácio se posicionaram, cada um com as suas armas na mão, desde o lado direito da casa até o lado esquerdo da casa, junto ao altar e junto à casa, em volta do rei.
Então Jeoiada trouxe para fora o filho do rei e pôs sobre ele a coroa e o Testemunho; eles o fizeram rei e o ungiram. E começaram a bater palmas e a dizer: “Viva o rei!”
Quando Atalia ouviu o barulho do povo correndo, foi imediatamente até o povo na casa de Jeová.
Então ela viu o rei em pé junto à coluna, segundo o costume. Os chefes de cem e os que tocavam as trombetas estavam com o rei, e todo o povo se alegrava e tocava trombetas. Em vista disso, Atalia rasgou a sua roupa e gritou: “Conspiração! Conspiração!”
Mas Jeoiada, o sacerdote, ordenou aos chefes de cem, os encarregados do exército: “Tirem-na do meio das fileiras, e matem à espada quem for atrás dela!” Pois o sacerdote tinha dito: “Não a matem dentro da casa de Jeová.”
Eles a pegaram e a levaram até o lugar por onde os cavalos entram na casa do rei; e ali ela foi morta.
Então Jeoiada fez um pacto entre Jeová, o rei e o povo, segundo o qual continuariam a ser o povo de Jeová; e também fez um pacto entre o rei e o povo.
Depois disso, todo o povo foi à casa de Baal e demoliu seus altares, despedaçou as imagens dele e executou Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. Então o sacerdote designou superintendentes sobre a casa de Jeová.
Além disso, reuniu os chefes de cem, a escolta cariana, os guardas do palácio e todo o povo, para acompanhar o rei para baixo, da casa de Jeová para a casa do rei, pelo caminho do portão da guarda do palácio. Então ele se sentou no trono dos reis.
Assim, todo o povo se alegrou e a cidade ficou em paz, visto que Atalia tinha sido morta à espada, junto à casa do rei.