2 Pedro 1
Simão Pedro, escravo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que adquiriram uma fé tão preciosa como a nossa por meio da justiça do nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo:
Que vocês tenham cada vez mais bondade imerecida e paz por meio do conhecimento exato de Deus e de Jesus, nosso Senhor,
pois o seu poder divino nos concedeu tudo que contribui para a vida e a devoção a Deus por meio do conhecimento exato Daquele que nos chamou pela sua própria glória e virtude.
Por meio dessas coisas ele nos concedeu as promessas preciosas e muito grandiosas, para que, por meio delas, vocês participassem da natureza divina, tendo escapado da corrupção do mundo causada pelos desejos errados.
Por essa razão, façam todo o esforço possível para acrescentar à sua fé a virtude; à sua virtude, o conhecimento;
ao seu conhecimento, o autodomínio; ao seu autodomínio, a perseverança; à sua perseverança, a devoção a Deus;
à sua devoção a Deus, o amor fraternal; ao seu amor fraternal, o amor a todos.
Pois, se essas coisas existirem em vocês e transbordarem, impedirão que sejam quer inativos quer infrutíferos no que se refere ao conhecimento exato do nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois quem não tem essas coisas é cego, fecha os olhos à luz, e se esqueceu da purificação dos seus pecados antigos.
Portanto, irmãos, sejam ainda mais diligentes em se assegurar da sua chamada e escolha, pois, se vocês persistirem em fazer essas coisas, não falharão jamais.
De fato, dessa forma lhes será concedida uma entrada gloriosa no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Por essa razão, pretendo sempre lembrar-lhes essas coisas, embora vocês as saibam e estejam bem estabelecidos na verdade que está presente em vocês.
Mas, enquanto estou nesta tenda, acho certo despertá-los por meio de lembretes,
sabendo que em breve minha tenda será removida, como o nosso Senhor Jesus Cristo deixou claro para mim.
Sempre farei o máximo para que, depois da minha partida, vocês possam por si mesmos relembrar essas coisas.
Não, não foi por seguirmos histórias falsas, engenhosamente inventadas, que nós lhes demos a conhecer o poder e a presença do nosso Senhor Jesus Cristo; em vez disso, nós nos tornamos testemunhas oculares do seu esplendor.
Pois ele recebeu honra e glória da parte de Deus, o Pai, quando estas palavras lhe foram transmitidas pela glória magnífica: “Este é meu Filho, meu amado, a quem eu aprovo.”
Sim, nós ouvimos essas palavras vindas do céu enquanto estávamos com ele no monte santo.
Assim, temos a palavra profética ainda mais confirmada, e vocês fazem bem em prestar atenção a ela, como a uma lâmpada que brilha em lugar escuro (até que amanheça o dia e se levante a estrela da alva ), no coração de vocês.
Pois, acima de tudo, vocês sabem que nenhuma profecia das Escrituras se origina de interpretação pessoal.
Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.