2 Crônicas 34
Ele fez o que era certo aos olhos de Jeová e andou nos caminhos de Davi, seu antepassado; não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.
No oitavo ano do seu reinado, quando ainda era jovem, começou a buscar o Deus de Davi, seu antepassado; e no décimo segundo ano começou a purificar Judá e Jerusalém dos altos sagrados, dos postes sagrados, das imagens esculpidas e das estátuas de metal.
Além disso, demoliram os altares dos baalins na sua presença, e ele derrubou os altares de incenso que ficavam acima deles. Também destroçou os postes sagrados, as imagens esculpidas e as estátuas de metal; ele os reduziu a pó e espalhou o pó sobre as sepulturas dos que costumavam oferecer sacrifícios a eles.
E queimou os ossos dos sacerdotes nos seus altares. Assim purificou Judá e Jerusalém.
E nas cidades de Manassés, de Efraim e de Simeão, chegando até Naftali, nas ruínas ao redor delas,
ele demoliu os altares e triturou os postes sagrados e as imagens esculpidas, reduzindo-os a pó; e derrubou todos os altares de incenso em toda a terra de Israel, depois voltou a Jerusalém.
No décimo oitavo ano do seu reinado, depois de ter purificado o país e o templo, Josias enviou Safã, filho de Azalias, Maaseias, chefe da cidade, e o cronista Joá, filho de Joacaz, para consertar a casa de Jeová, seu Deus.
Eles foram a Hilquias, o sumo sacerdote, e lhe entregaram o dinheiro que tinha sido trazido à casa de Deus. Os levitas que serviam como porteiros haviam recolhido esse dinheiro de Manassés, de Efraim e de todos os outros de Israel, bem como de Judá, de Benjamim e dos habitantes de Jerusalém.
Então o dinheiro foi entregue aos que supervisionavam a obra na casa de Jeová. E os trabalhadores na casa de Jeová o usaram para restaurar e consertar a casa.
O dinheiro foi dado aos artesãos e aos construtores, para que comprassem pedras lavradas e madeira para fazer travessas e vigas para construir os edifícios que os reis de Judá tinham deixado cair em ruínas.
E os homens executaram fielmente o seu trabalho. Os levitas Jaate e Obadias, dos meraritas, e Zacarias e Mesulão, dos coatitas, foram designados para servir como supervisores deles. E todos os levitas, que eram músicos habilidosos,
eram encarregados dos trabalhadores comuns e eram supervisores de todos os que faziam os diversos tipos de serviço; alguns dos levitas eram secretários, oficiais e porteiros.
Quando estavam retirando o dinheiro que tinha sido levado à casa de Jeová, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da Lei de Jeová dada por meio de Moisés.
De modo que Hilquias disse a Safã, o secretário: “Achei o livro da Lei na casa de Jeová.” Então Hilquias deu o livro a Safã.
E Safã levou o livro ao rei e lhe disse: “Seus servos estão fazendo tudo o que foi designado a eles.
Eles recolheram o dinheiro que havia na casa de Jeová e o entregaram aos supervisores e aos que fazem a obra.”
Safã, o secretário, disse também ao rei: “Hilquias, o sacerdote, me deu um livro.” E Safã começou a lê-lo perante o rei.
Então o rei deu a seguinte ordem a Hilquias, a Aicão, filho de Safã, a Abdom, filho de Mica, a Safã, o secretário, e a Asaías, servo do rei:
“Vão, consultem a Jeová por mim e pelos que ainda restam em Israel e em Judá a respeito das palavras do livro que foi achado; pois o furor de Jeová que será derramado contra nós é grande, visto que os nossos antepassados não cumpriram a palavra de Jeová nem fizeram tudo o que está escrito neste livro.”
Assim, Hilquias e aqueles que o rei tinha enviado foram até Hulda, a profetisa. Ela era esposa de Salum, que era o encarregado do vestiário e filho de Ticvá, filho de Harás. Ela morava em Jerusalém, na Cidade Nova, e ali eles falaram com ela.
Ela lhes disse: “Assim diz Jeová, o Deus de Israel: ‘Digam ao homem que os enviou a mim:
“Assim diz Jeová: ‘Trarei sobre este lugar e seus habitantes uma calamidade, todas as maldições que estão escritas no livro que foi lido diante do rei de Judá.
Visto que eles me abandonaram e fazem fumegar sacrifícios a outros deuses para me ofender com todos os trabalhos das suas mãos, o meu furor será derramado sobre este lugar e não se apagará.’”
Mas vocês devem dizer o seguinte ao rei de Judá, que os mandou consultar a Jeová: “Assim diz Jeová, o Deus de Israel: ‘No que se refere às palavras que você ouviu,
visto que o seu coração foi receptivo e você se humilhou perante Deus quando ouviu as palavras dele a respeito deste lugar e dos seus habitantes, e você se humilhou perante mim, rasgou a sua roupa e chorou diante de mim, eu o ouvi’, diz Jeová.
‘É por isso que eu o reunirei aos seus antepassados, e você descansará em paz na sua sepultura, de modo que os seus olhos não verão toda a calamidade que trarei sobre este lugar e sobre os seus habitantes.’”’” Então eles levaram a resposta ao rei.
Assim, o rei mandou convocar todos os anciãos de Judá e de Jerusalém.
Depois o rei subiu à casa de Jeová com todos os homens de Judá, os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo — tanto o grande como o pequeno. Ele leu para eles todas as palavras do livro do pacto que tinha sido achado na casa de Jeová.
O rei ficou de pé no seu lugar e fez um pacto perante Jeová, comprometendo-se a seguir a Jeová e a guardar seus mandamentos, suas advertências e seus decretos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras do pacto escritas no livro.
Além disso, fez com que todos os que estavam em Jerusalém e em Benjamim concordassem com o pacto. E os habitantes de Jerusalém agiram de acordo com o pacto de Deus, o Deus dos seus antepassados.
Depois, Josias removeu todas as coisas detestáveis de todas as terras dos israelitas e fez com que todos em Israel servissem a Jeová, seu Deus. Enquanto ele viveu, não deixaram de seguir a Jeová, o Deus dos seus antepassados.