2 Crônicas 2

2 Salomão ordenou então que se construísse uma casa para o nome de Jeová e uma casa para o seu próprio reino.
Salomão recrutou 70.000 homens como trabalhadores comuns, 80.000 como cortadores de pedras nos montes e 3.600 como supervisores.
Além disso, Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: “Faça por mim o mesmo que fez por Davi, meu pai, quando você lhe forneceu madeira de cedro, para que ele construísse uma casa para morar.
Eu vou construir uma casa para o nome de Jeová, meu Deus, a fim de santificá-la para ele, para queimar incenso perfumado diante dele, e também para apresentar regularmente os pães da proposição e fazer as ofertas queimadas, de manhã e ao anoitecer, nos sábados, nas luas novas e nas épocas festivas de Jeová, nosso Deus. Isso é uma obrigação permanente para Israel.
A casa que vou construir será grandiosa, pois o nosso Deus é maior do que todos os outros deuses.
E quem seria capaz de construir uma casa para ele? Pois os céus, o céu dos céus, não o podem conter. Então quem sou eu para lhe construir uma casa, a não ser que seja apenas um lugar para fazer fumegar sacrifícios diante dele?
Agora envie-me um artesão habilidoso em trabalhar com ouro, prata, cobre, ferro, roxa, linha escarlate e linha azul, e que saiba entalhar. Ele trabalhará em Judá e em Jerusalém junto com os meus artesãos habilidosos, que Davi, meu pai, providenciou.
Além disso, envie-me do Líbano madeira de cedro, de junípero e de sândalo, pois sei muito bem que os seus servos são experientes em cortar as árvores do Líbano. Os meus servos trabalharão junto com os seus servos
para preparar grande quantidade de madeira para mim, pois a casa que vou construir será extraordinariamente grande.
Fornecerei alimento aos seus servos, os cortadores de madeira que derrubam as árvores: 20.000 coros de trigo, 20.000 coros de cevada, 20.000 batos de vinho e 20.000 batos de azeite.”
Então Hirão, rei de Tiro, mandou por escrito a seguinte mensagem a Salomão: “Visto que Jeová ama o seu povo, fez com que você fosse o rei deles.”
Hirão também disse: “Louvado seja Jeová, o Deus de Israel, que fez os céus e a terra, por ter dado ao rei Davi um filho sábio, que tem prudência e entendimento, que construirá uma casa para Jeová e uma casa para o seu próprio reino.
Estou enviando um artesão habilidoso e entendido, Hirão-Abi,
filho de uma mulher danita, e cujo pai era de Tiro. Ele é experiente em trabalhar com ouro, prata, cobre, ferro, pedras, madeira, roxa, linha azul, tecido fino e linha escarlate. Ele sabe fazer todo tipo de entalhe e executar todo tipo de projeto que lhe for dado. Ele trabalhará junto com os seus artesãos habilidosos e com os artesãos habilidosos do meu senhor Davi, seu pai.
E que você envie aos seus servos o trigo, a cevada, o azeite e o vinho que prometeu.
Nós cortaremos árvores do Líbano, a quantidade que você precisar, e lhe mandaremos como jangadas pelo mar, até Jope; e você as levará a Jerusalém.”
Salomão fez então a contagem de todos os homens que eram residentes estrangeiros na terra de Israel, assim como Davi, seu pai, tinha feito; e o total foi de 153.600.
Assim, designou 70.000 deles como trabalhadores comuns, 80.000 como cortadores de pedras nos montes e 3.600 como supervisores para fazer o povo trabalhar.