2 Crônicas 11

Quando Roboão chegou a Jerusalém, reuniu imediatamente a casa de Judá e de Benjamim, 180.000 guerreiros treinados, a fim de lutar contra Israel e restituir o reino a Roboão.
Então Semaías, o homem do verdadeiro Deus, recebeu a seguinte palavra de Jeová:
“Diga a Roboão, filho de Salomão e rei de Judá, bem como a todos os israelitas em Judá e em Benjamim:
‘Assim diz Jeová: “Não vão à guerra contra os seus irmãos. Volte cada um para a sua casa, pois fui eu que fiz isso acontecer.”’” Eles obedeceram à palavra de Jeová e voltaram; não foram lutar contra Jeroboão.
Roboão morou em Jerusalém e fortificou cidades em Judá.
Assim, fortificou Belém, Etã, Tecoa,
Bete-Zur, Soco, Adulão,
Gate, Maressa, Zife,
Adoraim, Laquis, Azeca,
Zorá, Aijalom e Hebrom. Essas cidades foram fortificadas em Judá e em Benjamim.
Além disso, reforçou as cidades fortificadas colocando nelas comandantes, suprindo-as de alimentos, azeite e vinho,
e equipando todas essas cidades de escudos grandes e lanças; tornou-as muito fortes. E Judá e Benjamim continuaram sob o seu domínio.
E os sacerdotes e os levitas que estavam em todo o Israel deixaram os seus territórios e tomaram sua posição ao lado de Roboão.
Os levitas abandonaram suas pastagens e sua propriedade e foram para Judá e Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os tinham dispensado de servir como sacerdotes para Jeová.
Então Jeroboão designou os seus próprios sacerdotes nos altos sagrados, para servir os demônios caprinos e os bezerros que tinha feito.
E, de todas as tribos de Israel, os que estavam com o coração determinado a buscar a Jeová, o Deus de Israel, seguiram os sacerdotes e os levitas e foram para Jerusalém a fim de oferecer sacrifícios a Jeová, o Deus dos seus antepassados.
Por três anos eles fortaleceram o reinado de Judá e apoiaram Roboão, filho de Salomão, pois andaram no caminho de Davi e de Salomão por três anos.
Então Roboão tomou como esposa Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi, e de Abiail, filha de Eliabe, filho de Jessé.
Com o tempo ela lhe deu filhos: Jeús, Semarias e Zaão.
Depois dela, ele se casou com Maacá, neta de Absalão. Com o tempo ela lhe deu estes filhos: Abias, Atai, Ziza e Selomite.
Roboão amava Maacá, neta de Absalão, mais do que a todas as suas outras esposas e concubinas; ele teve 18 esposas e 60 concubinas, e se tornou pai de 28 filhos e de 60 filhas.
Assim, Roboão designou Abias, filho de Maacá, como cabeça e líder entre os seus irmãos, pois pretendia fazê-lo rei.
Mas Roboão agiu com entendimento e enviou alguns dos seus filhos a todas as regiões de Judá e de Benjamim, a todas as cidades fortificadas, e lhes deu muitas provisões e providenciou para eles muitas esposas.