1 Samuel 23

23 Depois de algum tempo informaram a Davi: “Os filisteus estão lutando contra Queila e estão saqueando as eiras.”
Então Davi consultou a Jeová: “Devo ir e golpear esses filisteus?” Jeová disse a Davi: “Vá, golpeie os filisteus e salve Queila.”
Mas os homens de Davi lhe disseram: “Se estamos com medo aqui em Judá, quanto mais se formos a Queila para lutar contra o exército dos filisteus!”
Portanto, Davi consultou mais uma vez a Jeová. E Jeová lhe respondeu: “Vá, desça a Queila, pois entregarei os filisteus nas suas mãos.”
Então Davi foi com os seus homens a Queila e lutou contra os filisteus; ele matou um grande número deles, levou embora os seus rebanhos e salvou os habitantes de Queila.
Quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para se juntar a Davi em Queila, levou consigo um éfode.
Saul foi informado: “Davi está em Queila.” Então Saul disse: “Deus o entregou a mim, pois ele entrou numa cidade com portões e trancas, e não tem como fugir.”
Portanto, Saul convocou todo o seu exército para a guerra, a fim de descer a Queila e cercar Davi e seus homens.
Quando Davi ficou sabendo que Saul tramava o mal contra ele, disse a Abiatar, o sacerdote: “Traga o éfode para cá.”
E Davi disse: “Ó Jeová, Deus de Israel, teu servo ouviu dizer que Saul pretende vir a Queila para destruir a cidade por minha causa.
Será que os habitantes de Queila me entregarão nas mãos dele? Saul virá mesmo, assim como teu servo ouviu falar? Ó Jeová, Deus de Israel, por favor, responde a teu servo.” Jeová disse: “Ele virá.”
Davi perguntou: “Os habitantes de Queila entregarão a mim e aos meus homens nas mãos de Saul?” Jeová respondeu: “Entregarão.”
Imediatamente Davi e os seus homens, cerca de 600, saíram de Queila e ficaram mudando de um lugar para outro. Quando Saul foi informado que Davi tinha fugido de Queila, não foi atrás dele.
Davi permaneceu em lugares de difícil acesso na região montanhosa do deserto de Zife. Saul estava sempre à procura de Davi, mas Jeová não o entregou nas suas mãos.
Enquanto estava no deserto de Zife, em Horesa, Davi soube que Saul tinha saído para tirar a sua vida.
Então Jonatã, filho de Saul, foi se encontrar com Davi em Horesa, e o ajudou a encontrar forças em Jeová.
Ele lhe disse: “Não fique com medo, pois Saul, meu pai, não o encontrará. Você será o rei de Israel, e eu serei o segundo depois de você; Saul, meu pai, também sabe disso.”
Então os dois fizeram um pacto perante Jeová. Depois disso Jonatã foi para casa, e Davi permaneceu em Horesa.
Mais tarde, os homens de Zife foram a Gibeá e disseram a Saul: “Davi está escondido perto de nós, nos lugares de difícil acesso, em Horesa, na colina de Haquilá, que fica ao sul do Jesimom.
Quando o senhor quiser descer, ó rei, desça, e nós o entregaremos nas suas mãos.”
Então Saul disse: “Que Jeová os abençoe, pois vocês tiveram compaixão de mim.
Vão, por favor, e tentem descobrir exatamente onde ele está e quem o viu ali, pois me disseram que ele é muito astuto.
Descubram onde ficam exatamente todos os seus esconderijos e tragam-me provas. Então irei com vocês e, se ele estiver no país, eu o procurarei entre todos os milhares de Judá até encontrá-lo.”
Assim, eles foram a Zife na frente de Saul, enquanto Davi e seus homens estavam no deserto de Maom, no Arabá, ao sul do Jesimom.
Então Saul foi com os seus homens para procurá-lo. Ao ser informado disso, Davi desceu imediatamente até o rochedo e permaneceu no deserto de Maom. Quando Saul soube disso, foi atrás de Davi no deserto de Maom.
Quando Saul chegou a um lado do monte, Davi e seus homens estavam do outro lado. Davi fugia depressa de Saul, mas Saul e seus homens se aproximavam de Davi e seus homens para capturá-los.
Mas um mensageiro veio e disse a Saul: “Venha depressa, porque os filisteus atacaram o país!”
Assim, Saul deixou de perseguir Davi e foi lutar contra os filisteus. É por isso que aquele lugar foi chamado de Rochedo da Separação.
Então Davi saiu dali e permaneceu nos lugares de difícil acesso em En-Gedi.