1 Reis 9

9 Assim que Salomão terminou de construir a casa de Jeová, a casa do rei e tudo o que Salomão queria fazer,
Jeová apareceu a Salomão uma segunda vez, assim como lhe tinha aparecido em Gibeão.
Jeová disse-lhe: “Ouvi a sua oração e o pedido de favor que você fez diante de mim. Santifiquei esta casa que você construiu, pondo nela o meu nome de modo permanente, e os meus olhos e o meu coração sempre estarão nela.
Se você andar diante de mim assim como andou Davi, seu pai, com um coração íntegro e com retidão, fazendo tudo o que lhe ordenei, e, se você obedecer aos meus decretos e às minhas decisões judiciais,
então estabelecerei o trono do seu reino sobre Israel para sempre, assim como prometi a Davi, seu pai, dizendo: ‘Sempre haverá um descendente seu sentado no trono de Israel.’
Mas, se vocês e seus filhos deixarem de me seguir e não guardarem os mandamentos e os decretos que coloquei diante de vocês, e forem servir outros deuses e se curvarem diante deles,
eu eliminarei Israel da face da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha vista a casa que santifiquei para o meu nome, e Israel se tornará alvo de desprezo e motivo de zombaria entre todos os povos.
E esta casa se tornará um montão de ruínas. Todo aquele que passar por ela olhará espantado, assobiará e perguntará: ‘Por que Jeová fez isso a esta terra e a esta casa?’
Então responderão: ‘Foi porque abandonaram a Jeová, seu Deus, que tirou seus antepassados da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, curvaram-se diante deles e os serviram. É por isso que Jeová trouxe sobre eles toda esta calamidade.’”
Ao fim dos 20 anos que Salomão levou para construir as duas casas, a casa de Jeová e a casa do rei,
Hirão, rei de Tiro, tinha fornecido a Salomão madeira de cedro e de junípero, e todo o ouro que ele quis. Então o rei Salomão deu a Hirão 20 cidades na terra da Galileia.
Assim, Hirão veio de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe tinha dado, mas não ficou contente com elas.
Ele disse: “Que cidades são essas que você me deu, meu irmão?” E elas são chamadas de Terra de Cabul até hoje.
Hirão enviou ao rei 120 talentos de ouro.
Este é o relato sobre aqueles que o rei Salomão convocou para trabalhos forçados, a fim de construir a casa de Jeová, a sua própria casa, o Aterro, a muralha de Jerusalém, Hazor, Megido e Gezer.
(Faraó, rei do Egito, tinha atacado e tomado Gezer, queimando-a com fogo e matando os cananeus que moravam nessa cidade. Depois ele a deu como presente de despedida à sua filha, esposa de Salomão.)
Salomão construiu Gezer, Bete-Horom Baixa,
Baalate, Tamar, no deserto do país,
bem como todas as cidades-armazéns de Salomão, as cidades dos carros de guerra, as cidades para os cavaleiros e tudo o que Salomão desejou construir em Jerusalém, no Líbano e em todas as terras sob o seu domínio.
Quanto a todos os que haviam restado dos amorreus, dos hititas, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus, que não eram parte do povo de Israel
isto é, os descendentes desses povos que restaram no país e que os israelitas não conseguiram entregar à destruição —, foram recrutados por Salomão para trabalhos forçados, e eles são escravos até hoje.
Mas Salomão não fez nenhum dos israelitas servir como escravo, pois eles eram seus guerreiros, servos, príncipes, oficiais e chefes dos seus condutores de carros de guerra e dos cavaleiros.
Havia 550 chefes dos encarregados, que supervisionavam a obra de Salomão. Eles eram os capatazes dos trabalhadores.
A filha de Faraó subiu da Cidade de Davi para a sua casa, que Salomão havia construído para ela; depois ele construiu o Aterro.
Três vezes por ano Salomão oferecia sacrifícios queimados e sacrifícios de participação em comum no altar que tinha construído para Jeová. Ele também fazia fumaça sacrificial no altar, que ficava perante Jeová. Assim, ele terminou a casa.
O rei Salomão fez também uma frota de navios em Eziom-Geber, que fica junto a Elote, à beira do mar Vermelho, na terra de Edom.
Com a frota de navios, Hirão enviou os seus servos, marinheiros experientes, para trabalhar com os servos de Salomão.
Eles foram a Ofir e trouxeram de 420 talentos de ouro, e os levaram ao rei Salomão.