1 Reis 6

6 No quadringentésimo octogésimo ano depois da saída dos israelitas da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive (isto é, o segundo mês), ele começou a construir a casa de Jeová.
A casa que o rei Salomão construiu para Jeová tinha 60 côvados de comprimento, 20 côvados de largura e 30 côvados de altura.
O pórtico na frente do templo tinha a mesma largura da casa: 20 côvados. O pórtico acrescentava 10 côvados ao comprimento da casa.
Ele fez as janelas da casa com vãos que se estreitavam.
Além disso, encostado às paredes da casa, ele construiu um anexo acompanhando as paredes da casa as do templo e do compartimento interno. Ele fez salas laterais ao redor da casa.
O andar inferior de salas laterais tinha cinco côvados de largura, o andar do meio tinha seis côvados de largura e o andar superior tinha sete côvados de largura, pois ele deixou recuos nas paredes ao redor de toda a casa, para que as vigas não precisassem ser inseridas nas paredes da casa.
A casa foi construída com pedras talhadas na pedreira, de modo que não se ouviam martelos, machados nem nenhum outro instrumento de ferro na casa durante a construção.
A entrada do andar inferior de salas laterais ficava no lado sul da casa, e havia uma escada em caracol para subir ao andar do meio, e do andar do meio ao andar superior.
Ele continuou construindo a casa e a terminou; ele cobriu a casa com vigas de cedro e fileiras de tábuas de cedro.
Construiu as salas laterais ao redor de toda a casa, cada uma com cinco côvados de altura, e elas estavam ligadas à casa por meio de madeiras de cedro.
Nesse meio-tempo, Salomão recebeu a seguinte palavra de Jeová:
“Quanto a esta casa que você está construindo, se você andar nos meus decretos, cumprir as minhas decisões judiciais e obedecer a todos os meus mandamentos, andando segundo eles, eu cumprirei a promessa que fiz a Davi, seu pai, com relação a você,
residirei entre os israelitas e não abandonarei o meu povo Israel.”
Salomão continuou construindo a casa para terminá-la.
Ele cobriu as paredes da casa, por dentro, com tábuas de cedro. Ele revestiu de madeira as paredes internas, desde o chão da casa até as vigas do teto; e revestiu o chão da casa com tábuas de junípero.
Ele construiu uma seção que media 20 côvados a partir da parede de trás da casa; ela era de tábuas de cedro, do chão até as vigas; assim ele construiu dentro dela o compartimento interno, o Santíssimo.
E o templo a parte da casa na frente dele tinha 40 côvados.
A madeira de cedro no interior da casa era entalhada com figuras de cabaças e de flores abertas. Tudo era de cedro; não se viam pedras.
E ele preparou o compartimento interno dentro da casa para ali colocar a Arca do Pacto de Jeová.
O compartimento interno tinha 20 côvados de comprimento, 20 côvados de largura e 20 côvados de altura; ele o revestiu de ouro puro, e o altar ele revestiu de cedro.
Salomão revestiu o interior da casa com ouro puro e colocou correntes de ouro na frente do compartimento interno, que era revestido de ouro.
Revestiu de ouro toda a casa, a casa inteira; ele também revestiu de ouro todo o altar, que ficava perto do compartimento interno.
No compartimento interno ele fez dois querubins de madeira de pinho, cada um com dez côvados de altura.
Uma asa do querubim tinha cinco côvados, e a outra asa tinha cinco côvados. Havia dez côvados da ponta de uma asa até a ponta da outra asa.
O segundo querubim também tinha dez côvados. Os dois querubins tinham o mesmo tamanho e o mesmo formato.
Um querubim tinha dez côvados de altura, e o outro querubim tinha a mesma altura.
Então ele pôs os querubins dentro do compartimento interno. As asas dos querubins estavam estendidas, de modo que a asa de um querubim tocava uma parede e a asa do outro querubim tocava a outra parede, e as outras asas se estendiam para o centro do compartimento, de modo que tocavam uma na outra.
Ele também revestiu os querubins com ouro.
E, em todas as paredes da casa, tanto ao redor do compartimento interno como do externo, ele entalhou figuras de querubins, de palmeiras e de flores abertas.
Ele revestiu de ouro o assoalho da casa, tanto no compartimento interno como no externo.
E para a entrada do compartimento interno ele fez portas de madeira de pinho, colunas laterais e ombreiras, como uma quinta parte.
As duas portas eram de madeira de pinho, e nelas ele entalhou querubins, palmeiras e flores abertas, e as revestiu de ouro; cobriu os querubins e as palmeiras com ouro batido a martelo.
Para a entrada do templo, ele fez as ombreiras de madeira de pinho da mesma maneira, que pertenciam a uma quarta parte.
E ele fez duas portas de madeira de junípero. Uma porta tinha duas folhas que giravam por meio de pivôs, e a outra porta tinha duas folhas que também giravam por meio de pivôs.
Ele entalhou nelas figuras de querubins, palmeiras e flores abertas, e folheou de ouro as figuras.
Ele construiu o muro do pátio interno com três fileiras de pedras lavradas e uma fileira de madeira de cedro.
No quarto ano, no mês de zive, lançou-se o alicerce da casa de Jeová;
e no décimo primeiro ano, no mês de bul (isto é, no oitavo mês), a casa foi concluída em todos os detalhes, conforme o projeto. Assim, ele levou sete anos para construí-la.