1 Reis 11
Mas o rei Salomão amava muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
Elas eram das nações sobre as quais Jeová tinha dito aos israelitas: “Vocês não devem entrar no meio delas, e elas não devem entrar no seu meio, pois certamente desviarão o seu coração para seguir os deuses delas.” Salomão, porém, apegou-se a elas e as amou.
E ele tinha 700 esposas que eram princesas e 300 concubinas, e aos poucos as suas esposas desviaram o seu coração.
Na velhice de Salomão, as suas esposas desviaram o seu coração para seguir outros deuses, e seu coração não era pleno para com Jeová, seu Deus, assim como era o coração de Davi, seu pai.
Salomão seguia Astorete, a deusa dos sidônios, e Milcom, o repugnante deus dos amonitas.
E Salomão fez o que era mau aos olhos de Jeová e não seguiu plenamente a Jeová assim como Davi, seu pai.
Foi então que Salomão construiu um alto sagrado para Quemós, o repugnante deus de Moabe, e outro para Moloque, o repugnante deus dos amonitas, no monte em frente a Jerusalém.
Ele fez o mesmo por todas as suas esposas estrangeiras, que faziam fumaça sacrificial e ofereciam sacrifícios aos deuses delas.
Jeová ficou furioso com Salomão, porque seu coração tinha se desviado de Jeová, o Deus de Israel, que tinha aparecido duas vezes a ele
e o havia alertado exatamente sobre isso, que ele não devia seguir outros deuses. Mas Salomão não obedeceu à ordem de Jeová.
Então Jeová disse a Salomão: “Visto que você fez isso e não guardou o meu pacto e os decretos que ordenei que cumprisse, eu certamente arrancarei de você o reino e o darei a um dos seus servos.
No entanto, não farei isso durante a sua vida, por causa de Davi, seu pai. Eu o arrancarei das mãos do seu filho,
mas não arrancarei todo o reino. Darei uma tribo ao seu filho, por causa de Davi, meu servo, e por causa de Jerusalém, que eu escolhi.”
Então Jeová fez surgir um opositor contra Salomão, Hadade, o edomita, da família real de Edom.
Quando Davi derrotou Edom, Joabe, chefe do exército, foi enterrar os mortos, e tentou exterminar todos os homens em Edom.
(Joabe e todo o Israel ficaram ali por seis meses, até terem eliminado todos os homens em Edom.)
Mas Hadade fugiu com alguns servos do seu pai, que eram edomitas. Eles foram para o Egito. Naquele tempo, Hadade ainda era um menino.
Assim, saíram de Midiã e foram a Parã. Eles seguiram para o Egito levando consigo alguns homens de Parã, e se apresentaram a Faraó, rei do Egito, que deu a Hadade uma casa, alimento e terras.
Hadade achou favor aos olhos de Faraó, tanto que este lhe deu em casamento a irmã da sua própria esposa, a rainha Tafnes.
Com o tempo, a irmã de Tafnes deu a Hadade um filho, Genubate, e Tafnes o criou na casa de Faraó; e Genubate permaneceu na casa de Faraó, entre os filhos de Faraó.
No Egito, Hadade ficou sabendo que Davi tinha descansado com os seus antepassados e que Joabe, chefe do exército, tinha morrido. Por isso Hadade disse a Faraó: “Deixe-me ir embora; quero voltar para a minha terra.”
Mas Faraó lhe perguntou: “O que lhe falta aqui para você agora querer voltar para a sua terra?” Então ele respondeu: “Não me falta nada, mas, por favor, deixe-me ir embora.”
Deus também fez surgir contra Salomão outro opositor, Rezom, filho de Eliada. Ele havia fugido do seu senhor, Hadadezer, rei de Zobá.
Quando Davi derrotou os homens de Zobá, Rezom reuniu alguns homens e se tornou chefe de um bando de saqueadores. Então eles foram para Damasco, estabeleceram-se ali e começaram a reinar em Damasco.
E ele se opôs a Israel todos os dias de Salomão, aumentando os problemas já causados por Hadade. Rezom odiou Israel durante o tempo que reinou sobre a Síria.
E Jeroboão, filho de Nebate, também começou a se rebelar contra o rei. Ele era efraimita de Zereda e servo de Salomão; sua mãe era uma viúva chamada Zerua.
Ele se rebelou contra o rei pelo seguinte: Salomão tinha construído o Aterro e consertado a muralha da Cidade de Davi, seu pai.
Jeroboão era um homem capaz. Quando Salomão viu que o jovem era um trabalhador árduo, encarregou-o de todo o serviço obrigatório da casa de José.
Naquela época, Jeroboão saiu de Jerusalém, e o profeta Aías, o silonita, encontrou-o na estrada. Aías estava usando um manto novo, e os dois estavam sozinhos no campo.
Aías pegou o manto novo que vestia e o rasgou em 12 pedaços.
Então ele disse a Jeroboão: “Pegue dez pedaços, pois assim diz Jeová, o Deus de Israel: ‘Vou arrancar o reino das mãos de Salomão, e darei a você dez tribos.
Mas uma tribo continuará a ser dele, por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, a cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel.
Vou fazer isso porque eles me abandonaram e se curvam diante de Astorete, a deusa dos sidônios, de Quemós, o deus de Moabe, e de Milcom, o deus dos amonitas. Eles não andaram nos meus caminhos, não fizeram o que é certo aos meus olhos, nem obedeceram aos meus decretos e às minhas decisões judiciais, assim como fez Davi, pai de Salomão.
Mas não tirarei todo o reino das mãos dele; vou mantê-lo como maioral todos os dias da sua vida, por causa de Davi, meu servo, a quem escolhi, pois ele obedeceu aos meus mandamentos e aos meus decretos.
Mas tirarei o reinado das mãos do filho de Salomão e darei dez tribos a você.
Ao filho dele darei uma tribo, para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para mim, como o lugar para pôr o meu nome.
Eu designarei você; e você reinará sobre tudo o que desejar e se tornará rei sobre Israel.
Se você obedecer a tudo o que eu lhe mandar, se andar nos meus caminhos e fizer o que é certo aos meus olhos, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, assim como fez Davi, meu servo, então eu também estarei com você. Estabelecerei para você uma casa permanente, assim como estabeleci para Davi, e lhe darei Israel.
E assim, humilharei os descendentes de Davi, mas não para sempre.’”
Por isso Salomão tentou matar Jeroboão, mas Jeroboão fugiu para o Egito e foi a Sisaque, rei do Egito. Ele ficou no Egito até a morte de Salomão.
Quanto aos outros acontecimentos da história de Salomão, tudo o que ele fez e a sua sabedoria, não estão escritos no livro da história de Salomão?
O tempo que Salomão reinou em Jerusalém, sobre todo o Israel, foi 40 anos.
Então Salomão descansou com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.