1 Crônicas 15
5 E Davi continuou a construir casas para si na Cidade de Davi; ele também preparou um lugar para a Arca do verdadeiro Deus e armou uma tenda para ela.
Davi disse então: “Ninguém, a não ser os levitas, deve carregar a Arca do verdadeiro Deus, pois Jeová escolheu a eles para carregar a Arca de Jeová e para estar sempre a seu serviço.”
Então Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para trazer a Arca de Jeová ao lugar que ele havia preparado para ela.
Davi reuniu os descendentes de Arão e os levitas:
dos coatitas havia Uriel, o chefe, e 120 dos seus irmãos;
dos meraritas havia Asaías, o chefe, e 220 dos seus irmãos;
dos gersonitas havia Joel, o chefe, e 130 dos seus irmãos;
dos descendentes de Elizafã havia Semaías, o chefe, e 200 dos seus irmãos;
dos descendentes de Hebrom havia Eliel, o chefe, e 80 dos seus irmãos;
e dos descendentes de Uziel havia Aminadabe, o chefe, e 112 dos seus irmãos.
Então Davi chamou os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe,
e lhes disse: “Vocês são os cabeças das casas paternas dos levitas. Santifiquem-se, vocês e seus irmãos, e tragam a Arca de Jeová, o Deus de Israel, ao lugar que preparei para ela.
Visto que da primeira vez vocês não a carregaram, a ira de Jeová, nosso Deus, irrompeu contra nós, pois não procuramos saber qual era o procedimento correto.”
Então os sacerdotes e os levitas se santificaram para trazer a Arca de Jeová, o Deus de Israel.
E os levitas carregaram a Arca do verdadeiro Deus com os varais sobre os ombros, assim como Moisés havia ordenado segundo a palavra de Jeová.
Davi disse aos chefes dos levitas que designassem os seus irmãos cantores para cantar com alegria, acompanhados por instrumentos musicais: instrumentos de cordas, harpas e címbalos.
Assim, os levitas designaram Hemã, filho de Joel; e dos irmãos dele designaram Asafe, filho de Berequias; e dos seus irmãos meraritas designaram Etã, filho de Cusaías.
Junto com eles havia seus irmãos da segunda turma: Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaseias, Matitias, Elifeleu, Micneias, e os porteiros Obede-Edom e Jeiel.
Os cantores Hemã, Asafe e Etã deviam tocar os címbalos de cobre;
Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaseias e Benaia tocavam instrumentos de cordas afinados em alamote;
e Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias tocavam harpas afinadas em seminite, atuando como regentes.
Quenanias, chefe dos levitas, supervisionava o transporte da Arca, pois era entendido nisso;
e os porteiros Berequias e Elcana ficavam junto à Arca.
Os sacerdotes Sebanias, Josafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer tocavam alto as trombetas diante da Arca do verdadeiro Deus, e os porteiros Obede-Edom e Jeías também ficavam junto à Arca.
Assim Davi, os anciãos de Israel e os chefes de mil foram com alegria à casa de Obede-Edom para buscar a Arca do Pacto de Jeová.
Visto que o verdadeiro Deus estava ajudando os levitas que carregavam a Arca do Pacto de Jeová, eles sacrificaram sete novilhos e sete carneiros.
Davi usava uma túnica sem mangas de tecido fino, assim como todos os levitas que carregavam a Arca, os cantores e Quenanias, encarregado do transporte da Arca e dos cantores. Davi também usava um éfode de linho.
Todos os israelitas estavam levando a Arca do Pacto de Jeová com gritos de alegria e ao som da buzina, das trombetas e dos címbalos, tocando alto os instrumentos de cordas e as harpas.
Mas, quando a Arca do Pacto de Jeová chegou à Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei Davi pulando e festejando; e ela começou a desprezá-lo no coração.