1 Coríntios 2

2 Assim, quando estive com vocês, irmãos, não fui lhes declarar o segredo sagrado de Deus com linguagem ou sabedoria extravagantes.
Pois decidi não saber nada entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este morto na estaca.
E eu estive com vocês em fraqueza, em temor e com muito tremor;
e a minha linguagem e aquilo que preguei não foram palavras persuasivas de sabedoria, mas uma demonstração de espírito e de poder,
para que a sua não se baseasse na sabedoria de homens, mas no poder de Deus.
Ora, falamos de sabedoria entre os que são maduros, mas não da sabedoria deste sistema de coisas nem da sabedoria dos governantes deste sistema de coisas, os quais ficarão reduzidos a nada.
Mas falamos da sabedoria de Deus expressa em segredo sagrado, a sabedoria escondida, que Deus predeterminou antes dos sistemas de coisas, para a nossa glória.
Essa é a sabedoria que nenhum dos governantes deste sistema de coisas veio a conhecer, pois, se a tivessem conhecido, não teriam executado o glorioso Senhor.
Mas, como está escrito: “O olho não viu e o ouvido não ouviu, nem foram concebidas no coração do homem as coisas que Deus preparou para os que o amam.”
Porque é a nós que Deus as revelou por meio do seu espírito, pois o espírito investiga todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus.
Pois quem entre os homens sabe as coisas de um homem, a não ser o espírito do homem que está dentro dele? Assim, também, ninguém sabe as coisas de Deus, a não ser o espírito de Deus.
E nós não recebemos o espírito do mundo, mas o espírito que vem de Deus, para que soubéssemos as coisas que nos foram dadas bondosamente por Deus.
Dessas coisas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo espírito, ao explicarmos assuntos espirituais com palavras espirituais.
Mas o homem físico não aceita as coisas do espírito de Deus, pois para ele são tolice; e ele não pode conhecê-las, porque elas são examinadas espiritualmente.
No entanto, o homem espiritual examina todas as coisas, mas ele mesmo não é examinado por nenhum homem.
Pois “quem chegou a conhecer a mente de Jeová, para poder instruí-lo”? Mas nós temos a mente de Cristo.