Romanos 1
16Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
Paulo não se envergonhava porque sua mensagem era a mensagem de Cristo, as boas novas. Era uma mensagem de salvação, capitalista para trocar vistas e para todos. Quando se sentir tentado a envergonhar-se, recorde que as boas novas se referem a tudo isto. Se se centrar em Deus e no que faz no mundo, antes que em suas limitações, sua vergonha logo desaparecerá.por que a mensagem foi antes aos judeus? Por mais de dois mil anos foi um povo especial para Deus, desde que Deus escolheu ao Abraão e lhe prometeu grandes bênções a seus descendentes (Gen 12:1-3). Deus não os escolheu porque o merecessem (Deu 7:7-8; Deu 9:4-6), mas sim porque quis mostrar seu amor e misericórdia através deles, lhes ensinar e lhes preparar para a vinda do Messías ao mundo. Escolheu-os não porque tenha favoritos, mas sim para que o mundo conhecesse seu plano de salvação.Por séculos os judeus aprenderam a respeito de Deus mediante a obediência a suas leis, celebrando suas festas e vivendo de acordo a seus princípios morais. Freqüentemente esqueciam as bênções de Deus e sofriam a disciplina, mas mesmo assim possuíam a herança preciosa de poder acreditar e obedecer ao único Deus verdadeiro. De entre todos os habitantes da terra, os judeus deviam ter sido os primeiros em receber ao Messías e compreender sua mensagem e missão, e assim aconteceu com alguns (veja-se Luk 2:25, Luk 2:36-38). É obvio, os discípulos e o grande apóstolo Paulo foram judeus fiéis que reconheceram no Jesus ao dom mais precioso de Deus dado ao gênero humano.Judeus e cristãos por igual se opuseram às religiões romanas idólatras e os funcionários romanos freqüentemente confundiam a ambos os grupos. Isto era muito fácil que acontecesse já que a igreja cristã em Roma se compunha de judeus convertidos que assistiram à festa do Pentecostés (veja-se Act 2:1ss). Quando Paulo escreveu Romanos, entretanto, muitos gentis também se reuniam na igreja. Os judeus e os gentis precisavam entender a relação entre o judaísmo e o cristianismo.
18Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
por que Deus revela sua ira contra os pecadores? Porque substituem a verdade a respeito Do com fantasias e imaginações (1.25). Afogam a verdade de Deus naturalmente revelada a todas as pessoas, a fim de acreditar algo que sustente seu estilo de vida egocêntrico. Deus não pode tolerar o pecado porque sua natureza é moralmente perfeita. Não pode passar por cima nem comutar uma rebelião tão deliberada. Deus quer tirar o pecado e restaurar ao pecador, e pode fazê-lo na medida que o pecador não distorça nem rechace a verdade com obstinação. Mas sua ira se revela contra os que persistem em pecar. Assegure-se de não ir depois de uma fantasia em vez de ir depois do verdadeiro Deus. Não despreze a verdade a respeito Do por proteger seu próprio estilo de vida.Romanos 1.18-3.20 desenvolve o argumento do Paulo de que ninguém pode dizer que por seus méritos é aceitável ante os olhos de Deus: nem as multidões, nem os romanos, nem sequer os judeus. Todas as pessoas, sem importar o lugar em que se achem, merecem a condenação de Deus por seus pecados.