Diálogo de Justino Mártir com Trifão 82
Digressão sobre os carismas proféticos
Entre nós, com efeito, até o presente existem carismas proféticos. De onde, vós mesmos deveis compreender que os de antes que existiam em vosso povo, passaram para nós. Contudo, da mesma forma que entre os santos profetas que houve entre vós se misturaram também falsos profetas, hoje também entre nós existem muitos falsos mestres. Nosso Senhor já nos avisara de antemão que nos precavêssemos deles, de modo que nada nos pegasse de surpresa, pois sabemos que ele previu o que havia de nos acontecer depois de sua ressurreição dos mortos e subida ao céu.
Com efeito, ele disse que seríamos assassinados e odiados por causa do seu nome e que muitos falsos profetas e falsos cristos apareceriam em seu nome e fariam muitos se extraviarem, o que realmente acontece.
Porque muitos, com marca falsa de verdade, ensinaram em seu nome coisas ímpias, blasfemas e iníquas; ensinaram e continuam ensinando o que o espírito impuro do diabo lhes inspirou em suas mentes. De minha parte, tanto em relação a eles como a vós, ponho todo o meu empenho em tirá-los do erro, sabendo que todo aquele que, podendo dizer a verdade, não a diz, será julgado por Deus como o próprio Deus o testemunhou por meio de Ezequiel, dizendo: “Eu te coloquei como vigia da casa de Judá. Se o pecador pecar e tu não o repreenderes, ele certamente perecerá em seu pecado. Mas eu reclamarei de ti o sangue dele. Se o repreenderes, porém, ficarás sem culpa ”.
Portanto, por temor de Deus, também nós nos esforçamos em conversar conforme as Escrituras, não por amor ao dinheiro, à honra ou ao prazer, coisas que ninguém pode nos atirar no rosto. Também não queremos viver como os príncipes do vosso povo, que Deus acusa com estas palavras: “Vossos príncipes são companheiros de ladrões, que amam os presentes e procuram a recompensa ”. Todavia, se também entre nós encontrais alguns desse tipo, ao menos não blasfemeis contra Cristo por causa deles, nem vos esforceis para interpretar falsamente as Escrituras.