Diálogo de Justino Mártir com Trifão 80

Há hereges tanto judeus quanto cristãos

Diante disso, Trifão me respondeu:
Amigo, te disse que tu te esforças em tudo para te agarrares às Escrituras. Dize-me, porém: vós realmente confessais que a cidade de Jerusalém será reconstruída e esperais que vosso povo irá reunir-se e alegrar-se com Cristo, com os patriarcas, os profetas e os santos de nossa descendência, e até com os prosélitos que viveram antes da vinda de vosso Cristo? Ou chegaste a essa conclusão somente para dar a impressão de que ganhavas de nós a todo custo na discussão?
Eu lhe retruquei:
Trifão, não sou tão baixo para dizer alguma coisa diferente do que sinto. Antes lhe confessei que eu e muitos outros sentimos dessa forma, de modo que sabemos absolutamente que assim acontecerá. Todavia, também te mostrei que muitos cristãos, de mentalidade pura e piedosa, que não admitem essas idéias.
Com efeito, os que se chamam cristãos, mas são realmente hereges sem Deus e sem piedade, te expliquei, ensinam apenas blasfêmias, impiedades e insensatez. Quanto a mim, para que saibais que não digo isso apenas diante de vós, penso compor, conforme a minha possibilidade, um resumo de todos os argumentos que vos apresentei. Nele escreverei que confesso a mesma coisa que digo diante de vós. De fato, eu não me disponho a seguir homens ou ensinamentos humanos, mas a Deus e aos ensinamentos que dele provêm.
Se vós encontrastes alguns que se dizem cristãos e não confessam isso, mas atrevem-se a blasfemar contra o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, e dizem que não ressurreição dos mortos, mas que no momento de morrer suas almas são recebidas no céu, não os considereis como cristãos. Quando se examina atentamente a coisa, ninguém considerará como judeus os saduceus e seitas semelhantes dos genistas, meristas, galileus, helenianos, fariseus e batistas (não fiqueis incomodados ao ouvir o que penso), mas como pessoas que se chamam judeus e filhos de Abraão, porém que honram a Deus somente com os lábios, como ele próprio clama, enquanto o seu coração está muito longe dele.
De minha parte, eu e alguns outros cristãos de mentalidade correta não admitimos a futura ressurreição da carne, mas também mil anos em Jerusalém reconstruída, embelezada e aumentada, como o prometem Ezequiel, Isaías e os outros profetas.