Diálogo de Justino Mártir com Trifão 60

Trifão disse:
Não é essa a conclusão que tiramos das palavras citadas, e sim que foi um anjo quem apareceu na chama de fogo e foi Deus quem falou com Moisés. Desse modo, na visão de outrora houve juntamente um anjo e Deus.
Eu respondi novamente:
Amigos, ainda que isso tenha acontecido outrora, isto é, que na visão concedida a Moisés tenha havido um anjo e Deus, como foi demonstrado pelas palavras antes transcritas, não pode ter sido o Criador do universo o Deus que disse a Moisés que era o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, mas aquele que vos demonstrei que apareceu a Abraão e a Jacó, aquele que serve à vontade do Criador do universo e que, de fato, cumpriu os desígnios dele no julgamento de Sodoma. De modo que ainda que fosse como dizeis, que ali houve dois, um anjo e Deus, certamente ninguém, por pouca inteligência que tenha, se atreveria a dizer que foi o Criador e Pai do universo que, deixando todas as suas moradas supra- celestes, apareceu em uma pequena porção da terra.
Trifão disse:
Como nos demonstraste que aquele que apareceu a Abraão, e se chama Deus e Senhor, infligiu a Sodoma o castigo que o Senhor que está no céu mandou-lhe infligir, agora entendemos, mesmo supondo que tenha havido um anjo com o Deus que apareceu a Moisés, que o Deus que lhe falou da sarça não foi o Deus criador de todas as coisas, mas aquele que se nos demonstrou ter aparecido a Abraão, Isaac e Jacó. Ele se chama mensageiro do Deus criador do universo, e se compreende que o seja, por ser ele que anuncia aos homens as mensagens do Pai criador de todas as coisas.
Eu continuei:
Trifão, agora vou demonstrar-vos que na visão de Moisés, esse mesmo que se chama anjo e é Deus, foi o único que apareceu a Moisés e conversou com ele. Com efeito, a Palavra diz assim: “O Senhor apareceu- lhe em chama de fogo na sarça. Ele via que a sarça ardia, mas não se queimava. Então Moisés disse: ‘Aproximar-me-ei para ver esta grande visão: a sarça não se queima’. Então o Senhor, quando viu que Moisés se aproximava para ver, chamou-o da sarça”.
Pois bem. O modo com que ele apareceu a Jacó em sonhos, a Palavra o chama de anjo. Contudo, esse anjo que lhe aparece em sonhos nos diz a mesma palavra que ele disse: “Eu sou o Deus que te apareceu, quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. A respeito de Abraão, nos narrou que o castigo de Sodoma foi infligido pelo Senhor por parte do Senhor que está nos céus. Assim aqui, ao dizer que o anjo do Senhor apareceu a Moisés e dando-nos imediatamente a entender que esse mesmo é Deus e Senhor, a Palavra nos fala do mesmo Deus sobre o qual nos a entender, por tantos testemunhos antes citados, ser ele que serve ao Deus que está acima do mundo e acima do qual não nenhum outro.