Diálogo de Justino Mártir com Trifão 42
Assim também as doze campainhas que se mandava pendurar na veste talar do sumo sacerdote se referia aos doze apóstolos que estavam ligados ao poder de Cristo, sacerdote eterno, por meio dos quais toda a terra se encheu da glória e da graça de Deus e de seu Cristo. Por isso, Davi também diz: “A voz deles chegou a toda a terra e a palavra deles aos confins do orbe terrestre”.
Como na pessoa dos apóstolos, que dizem não terem acreditado em Cristo porque lhe disseram, mas pelo poder de Cristo que os enviou, Isaías disse: “Quem creu naquilo que ouvimos e a quem se revelou o braço do Senhor? Anunciamos diante dele como criança, como raiz em terra sedenta”, e o resto da profecia, que já citamos anteriormente.
Dizendo em pessoa de muitos: “Anunciamos diante dele”, e acrescentando em seguida: “Como criança”, a Escritura dava a entender que os malvados, submetidos a ele, lhe obedeceriam e se tornariam todos como criança. Pode-se perceber isso no corpo: embora possuindo muitos membros, todos eles em conjunto são chamados e são de fato um só corpo. Do mesmo modo, um povo, uma igreja, embora com-posto numericamente de muitos, são chamados e denominados com um só nome, como se fossem uma coisa única.
Senhores, eu poderia recorrer a todas as outras ordens dadas por Moisés e demonstrar-vos que são figuras, símbolos e anúncios do que aconteceria com Cristo e com aqueles que nele crêem, conhecidos de antemão, assim como também o que o próprio Cristo haveria de fazer. Creio, porém, que é suficiente o que até aqui foi citado. Por isso, passo ao raciocínio que a ordem do meu discurso exige.