Diálogo de Justino Mártir com Trifão 28
Trifão disse:
— Já te ouvimos, quando propuseste isso e prestamos atenção. Com efeito, para dizer a verdade, ela é digna de nota, e não tenho motivo para dizer como se costuma: “Deus quis assim.” De fato, é sempre essa a escapatória das pessoas que não sabem responder às questões.
Eu continuei:
— Uma vez que parto das Escrituras e dos fatos para fazer minhas demonstrações e exortações, não demoreis nem vacileis em me dar crédito ainda que eu seja incircunciso. Resta-vos este breve tempo para aderir a nós; se Cristo apressar a sua vinda, em vão vos arrependereis e em vão chorareis, porque ele não mais vos escutará. Grita Jeremias ao povo: “Renovai para vós os vossos campos novos, e não semeeis sobre os espinhos. Circuncidai para o Senhor e circuncidai o prepúcio do vosso coração”
Portanto, não semeeis sobre espinhos e em terra que não foi lavrada, de onde não recolheríeis fruto. Reconhecei a Cristo e aí tereis um belo campo, bonito e fértil em vossos corações. “Com efeito, eis que vêm dias, diz o Senhor, e eu visitarei todos os que cortam o seu prepúcio; o Egito e Judá, Edom e os filhos de Moab. Porque todas estas nações e toda a casa de Israel são incircuncisas de coração”.
Vedes como não é essa circuncisão, que foi dada como sinal, a que Deus quer? De fato, ela não serve para nada, nem para os egípcios, nem para os filhos de Moab e de Edom. Em troca, mesmo quando se trata de um cita ou persa, se ele conhece Deus e Jesus Cristo e guarda a lei eterna, ele está circuncidado com a boa e proveitosa circuncisão, é amado por Deus e Deus se compraz com seus dons e ofertas.
Amigos, quero dizer-vos palavras do próprio Deus, quando ele falou a seu povo, por meio de Malaquias, um dos doze profetas. Ele diz o seguinte: “Minha vontade não está em vós, diz o Senhor, e eu não aceito os sacrifícios de vossas mãos, porque do Oriente ao Ocidente o meu nome é glorificado entre as nações e, em todo lugar, se oferece sacrifício ao meu nome e é sacrifício puro. Por-que o meu nome é honrado entre as nações, diz o Senhor. Vós, porém, o profanais”. E ele diz, por meio de Davi: “Um povo que eu não conhecia me serviu e me obedeceu por me ouvir falar”.