Diálogo de Justino Mártir com Trifão 26

Os herdeiros do monte Sião

Eu respondi:
Não é isso o que estou dizendo, mas que aqueles que perseguiram e continuam perseguindo Cristo, e não fazem penitência, não terão parte alguma na herança do monte santo. Por outro lado, as nações que creram nele e fizeram penitência de seus pecados entrarão na parte da herança, junto com os patriarcas, profetas e com os justos que procedem de Jacó, ainda que não observem o sábado, nem se circuncidem, nem guardem as festas. Esses herdarão certamente a herança santa de Deus,
pois ele diz o seguinte mediante Isaías: “Eu, o Senhor Deus, te chamei na justiça, tomar- te-ei pela mão e te fortalecerei. Eu te coloquei como aliança de gerações e como luz para as na-ções, para abrir os olhos dos cegos, tirar da prisão os en-carcerados e da casa da guarda os que estão sentados na treva” ".
E de novo: “Levantai a bandeira para as nações, pois eis o que o Senhor fez ouvir até os confins da terra: dizei às filhas de Sião: eis que o teu salvador chegou, trazendo consigo a sua recompensa e a sua obra diante da sua face, e te chamará povo santo, resgatado pelo Senhor. Tu serás chamada cidade procurada e não cidade abandonada. Quem é esse que vem de Edom, com suas roupas vermelhas de Bosor? Este, formoso em sua veste, que avança com valentia e fortaleza? Eu sou o que falo justiça e julgamento de salvação.
Por que estão vermelhas as tuas vestes e as tuas roupas como de lagar pisado? Estou completamente salpicado de uva pisada. Pisei sozinho o lagar; não havia ninguém das nações comigo. Eu os pisei em minha ira e amassei como terra, fazendo seu sangue correr sobre a terra. Com efeito, chegou para eles o dia do seu pagamento e o ano de redenção está presente. Então olhei e não havia quem me ajudasse, fiquei consternado, e ninguém me socorreu. Foi o meu braço que me livrou e o meu furor que me ajudou, e eu os pisei em minha ira e derramei seu sangue sobre a terra ”.