Diálogo de Justino Mártir com Trifão 24
A circuncisão em Cristo
E continuei:
— Eu também poderia demonstrar-vos, senhores, que no oitavo dia, de preferência no sétimo, anunciava-se naquele rito um mistério realizado por Deus. Contudo, para não vos dar a impressão que estou divagando em outros assuntos, omito isso e grito para que entendais como o sangue daquela circuncisão foi eliminado, e como nós passamos a acreditar em outro sangue salvador. Agora surgiu outra aliança e outra lei saiu de Sião.
Jesus Cristo circuncida a todos os que ele deseja, como foi anunciado desde o início, com facas de pedra, a fim de formar uma nação justa, um povo que guarda a fé, que abraça a verdade e mantém a paz.
Vinde comigo, todos vós que temeis a Deus e que desejais ver os bens de Jerusalém. Vinde, caminharemos na luz do Senhor, porque ele perdoou o seu povo, a casa de Jacó. Vinde, nações todas, reunamo-nos na Jerusalém que já não é combatida pela iniquidade de seus povos. Isaías clama: “Tornei-me manifesto aos que não me buscavam; fui encontrado por aqueles que não perguntavam por mim.
Ele diz: Eis-me aqui, para as nações que não invocavam o meu nome. Todos os dias estendi minhas mãos a um povo desobediente e rebelde, aos que andam por um caminho que não é bom, mas atrás de seus pecados, povo que me provoca de frente ”.