Diálogo de Justino Mártir com Trifão 15

Sabei agora qual é o verdadeiro jejum de Deus que deveis fazer, como diz Isaías, para que agradeis a Deus.
De fato, Isaías clamou assim: “Grita com força e não te contenhas, levanta a tua voz como trombeta e anuncia a meu povo suas transgressões e à casa de Jacó suas iniquidades. Eles me buscam todos os dias e desejam conhecer meus caminhos, como se fossem povo que pratica a justiça e que não abandona o direito de Deus.
Agora pedem-me julgamento justo, mostram interesse em estar junto com Deus, dizendo: ‘Por que temos jejuado e tu não vês? Temos mortificado as nossas almas e não tomas conhecimento disso?’ Porque nos dias dos vossos jejuns fazeis vossas vontades e explorais vossos súditos. Vede que jejuais para querelas e rixas e feris os humildes a soco. Com que finalidade jejuais, para que hoje se ouçam gritos de vossa voz?
Não é esse o jejum que escolhi, nem o dia para o homem humilhar a sua alma. Nem que dobres o teu pescoço como um aro e te deites no pano de saco e na cinza, nem mesmo assim poderás dizer que é um jejum e um dia aceito pelo Senhor. Não é esse o jejum que eu escolhi, diz o Senhor. Ao contrário, desamarra toda atadura de indignidade, rompe os laços dos contratos violentos, deixa os aflitos sairem em liberdade e rasga todo documento injusto.
Reparte o teu pão com o faminto e abriga em tua casa os pobres sem teto. Se vires alguém nu, veste-o, e não te afastes com soberba dos teus próprios parentes. Então a tua luz surgirá pela manhã, as tuas roupas logo resplandecerão, a tua justiça caminhará diante de ti e a glória do Senhor te cobrirá. Então gritarás, e Deus te ouvirá. Quando ainda estiveres falando, ele te dirá: ‘Eis- me aqui’.
Se tirares de ti mesmo a atadura, a mão levantada e a palavra de murmuração; se deres de coração o teu pão para o faminto e saciares a alma humilhada, então a tua luz se levantará nas trevas, as tuas trevas serão como o meio-dia e o teu Deus estará contigo para sempre, e tu te fartarás conforme a tua alma desejar e teus ossos se engordarão e serão como bosque embriagado e fonte de água ou terra onde não falta de água.
Circuncidai, portanto, o prepúcio do vosso coração, como o pedem as palavras de Deus em todos esses discursos.