2 Apologia de Justino Mártir 3

O suicídio não é lícito

Contudo, para que não se diga: "Matai-vos uns aos outros, e ide de uma vez para o vosso Deus, e não nos incomodeis mais", quero dizer por que não fazemos isso e também por que, ao ser interrogados, confessamos corajosamente a nossa fé.
Nós aprendemos que Deus não fez o mundo por acaso, mas por causa do gênero humano, e dissemos que ele se compraz com aqueles que imitam as suas qualidades e, em troca, se desagrada com aqueles que, por palavras ou obras, se entregam ao mal.
Portanto, se todos nos matássemos a nós mesmos, seríamos culpados de que nascesse alguém que seria instruído nos ensinamentos divinos e, no que dependeria de nós, seríamos responsáveis pelo desaparecimento do gênero humano e, fazendo isso, também nós agiríamos de modo contrário ao desígnio de Deus.
Quanto a não negarmos a ser interrogados, isso se deve ao fato de nós não termos consciência de ter cometido nenhum mal e, ao contrário, consideramos como impiedade não sermos em tudo verazes. Sabemos que isso é agradável a Deus, e nos apressamos em vos livrar agora da injusta preocupação contra nós.