1 Apologia de Justino Mártir 60

O que Platão, explicando a criação, diz no Timeu sobre o Filho de Deus: "Deu-lhe a forma de X no universo", ele o tomou igualmente de Moisés.
De fato, nos escritos de Moisés conta-se que, no tempo em que os israelitas tinham saído do Egito e se encontravam no deserto, foram atacados por feras venenosas, víboras, áspides e todo tipo de serpentes, que causavam a morte do povo.
Então, por inspiração e impulso de Deus, Moisés pegou bronze, fez uma figura de cruz e a colocou sobre o tabernáculo santo, dizendo ao povo: "Se olhardes para esta figura e crerdes, sereis salvos por meio dela."
Feito isso, ele conta que as serpentes morreram e que o povo então escapou da morte.
Platão deve ter lido isso e, não compreendendo exatamente, nem entendendo que se tratava da figura da cruz, tomou-a pela letra X grega, e disse que o poder que acompanha a Deus estava primeiro estendido pelo universo em forma de X.
Ao falar de terceiro princípio, deve-se também ao fato de ter lido, como dissemos, em Moisés que o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
Com efeito, Platão o segundo lugar ao Verbo, que vem de Deus e que ele disse estar espalhado em forma de X no universo; e o terceiro lugar ao Espírito que se disse pairar sobre as águas, e assim fala: "E o terceiro sobre o terceiro".
Que haverá uma conflagração universal, escutai como o Espírito profético o anunciou de antemão.
Ele diz o seguinte: "Descerá um fogo sempre vivo e devorará o abismo até embaixo".
Portanto, não somos nós que professamos opiniões iguais aos outros, e sim todos, por imitação, repetem as nossas doutrinas.
Entre nós tudo isso pode-se ouvir e aprender até daqueles que ignoram as formas das letras, pessoas ignorantes e bárbaras de língua, mas sábias e fiéis de inteligência, e até pessoas mutiladas e privadas de visão. De onde se pode entender que isso não acontece pela sabedoria humana, mas se diz que é pela força de Deus.