1 Apologia de Justino Mártir 16

Sobre sermos pacientes, prontos para servir a todos e alheios à ira, ele disse o seguinte: "Àquele que te golpeia numa face, oferece-lhe a outra, e a quem quer tirar-te a túnica ou o manto, não o impeças.
Quem se irritar, será réu do fogo. A quem te contratar para uma milha, acompanha-o duas. Que as vossas obras brilhem diante dos homens, a fim de que, vendo-as, admirem vosso Pai que está nos Céus".
Portanto, não devemos oferecer resistência, pois ele não quer que sejamos imitadores dos malvados, mas mandou-nos afastar a todos da vergonha e do desejo do mal pela paciência e mansidão.
E isso vos podemos demonstrar através de muitos que viveram entre vós, que deixaram seus hábitos violentos e tirania, vencidos ora contemplando a constância de vida de seus vizinhos, ora considerando a estranha paciência dos companheiros de viagem ao ser defraudados, ora pondo à prova companheiros de negócio.
Sobre não jurar nunca mas dizer sempre a verdade, ele nos ordenou o seguinte: "Nunca jureis; todavia o vosso não seja não, e o vosso sim seja sim, pois tudo que passa disso provém do maligno".
Sobre adorar unicamente a Deus, ele nos persuadiu, dizendo: "O maior mandamento é este: Adorarás ao Senhor teu Deus e a ele servirás de todo o teu coração e com toda a tua força, ao Senhor Deus que te criou".
Certa vez que alguém se aproximou dele e lhe disse: "Bom Mestre", ele respondeu: "Ninguém é bom a não ser Deus, que fez todas as coisas".
Aqueles, porém, que se que não vivem como ele ensinou, sejam declarados como não cristãos, por mais que repitam com a língua os ensinamentos de Cristo, pois ele disse que se salvariam, não os que apenas falassem, mas que também praticassem as obras.
De fato, ele disse: "Não todo aquele que me diz: "Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Porque aquele que me ouve e faz o que eu digo, ouve aquele que me enviou.
Muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que comemos, bebemos e fizemos prodígios?’ Então eu lhes responderei: -‘Apartai-vos de mim, operadores de iniqüidade'.
Então haverá choro e ranger de dentes, quando os justos brilharem como o sol e os injustos forem mandados para o fogo eterno.
Porque muitos virão em meu nome, vestidos por fora com peles de ovelha, mas por dentro são lobos roubadores. Por suas obras os conhecereis. Toda árvore que não bom fruto é cortada e lançada ao fogo".
Aqueles que não vivem conforme os ensinamentos de Cristo e são cristãos apenas de nome, nós somos os primeiros a vos pedir que sejam castigados.