Mateus 2

Ora, tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que alguns homens sábios vieram do Oriente à Jerusalém,
dizendo: Onde está aquele que é nascido REI DOS JUDEUS? Pois nós temos visto a sua estrela no Oriente, e viemos para adorá-lo.
Ouvindo estas coisas, o rei Herodes ficou preocupado, e toda Jerusalém com ele.
E quando ele tinha reunido todos os principais sacerdotes e escribas do povo, ele exigiu deles onde Cristo deveria nascer.
E disseram-lhe: Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, na terra de Judá, não és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti virá um Governador que de governar o meu povo Israel.
Então Herodes, chamando os homens sábios em particular, inquiriu diligentemente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e quando o achardes, tragam-me a palavra novamente, para que eu também e o adore.
Tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até chegar e parar por sobre o lugar onde estava o menino.
E, vendo a estrela, regozijaram-se com grande júbilo.
E, entrando na casa, eles viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
E sendo avisados por Deus em sonho para que não retornassem para Herodes, eles partiram para a sua terra por outro caminho.
E, tendo eles partido, eis que o anjo do Senhor apareceu em sonho a José dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e permanece até que eu te informe, pois Herodes de procurar o menino para matá-lo.
Levantando-se, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e foi para o Egito.
E permaneceu até a morte de Herodes, para que pudesse se cumprir o que foi dito pelo Senhor através do profeta, dizendo: Do Egito chamei o meu Filho.
Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos homens sábios, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todas as suas fronteiras, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos homens sábios.
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, dizendo:
Ouviu-se em Ramá uma voz, lamentação, pranto e grande luto: Raquel chorando por seus filhos, não querendo ser consolada, porque não existem.
Mas, tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu para José em um sonho no Egito,
dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque estão mortos os que buscavam a vida do menino.
E ele levantando-se, tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
Mas ouvindo que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas, avisado por Deus em sonho, desviou-se para as partes da Galileia.
E, ele veio e habitou em uma cidade chamada Nazaré, para que pudesse se cumprir o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.