Sofonias 3

Ai de Jerusalém, a rebelde, a contaminada, a cidade opressora!
Cidade que não escutou o chamado, que não aprendeu a lição. Ela não confiou em Javé, nem se aproximou do seu Deus.
Seus chefes são leões que rugem; seus juízes são lobos à tarde, que não comeram nada desde a manhã;
seus profetas são uns fanfarrões, mestres de traição; seus sacerdotes profanam as coisas santas e violentam a lei de Deus.
Mas no meio dela está Javé, que é o justo, que não pratica a injustiça. Todo dia ele a sua sentença; não uma manhã em que ele deixe de comparecer. O criminoso, porém, não reconhece a sua culpa.
Eu destruí nações inteiras: suas torres de vigia foram arrasadas, fiz suas ruas ficarem desertas, sem nenhum transeunte. As cidades ficaram devastadas, sem ninguém, sem nenhum habitante.
Eu pensava: “Talvez agora ela me tema, aprenda a lição, e sua morada não pereça quando eu lhe pedir contas”. Mas eles madrugavam para perverter suas ações.
Por isso oráculo de Javé esperem pelo dia em que eu me levantarei como testemunha! Pois eu decidi reunir as nações e aliar os reinos para despejar contra vocês o meu furor, todo o ardor da minha ira. A terra inteira será consumida pelo fogo do meu ciúme.
Vou purificar os lábios dos povos, para que todos possam invocar o nome de Javé e servir a ele de comum acordo.
A oferta, os meus adoradores vão trazê-la do outro lado dos rios da Etiópia.
Nesse dia, você não precisará mais envergonhar-se das ações com que me ofendeu, porque vou tirar do seu meio seus soberbos fanfarrões, e você não se orgulhará no meu santo monte.
Deixarei em você um povo pobre e fraco, um resto de Israel que se refugiará no nome de Javé.
Não praticarão mais a injustiça, nem contarão mentiras; não se encontrará mais em suas bocas uma língua mentirosa. Eles poderão pastorear e repousar, e ninguém os incomodará.
Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém!
Javé mudou a sentença que tinha contra você, eliminou o seu inimigo. Javé, o rei de Israel, está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça.
Nesse dia, será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde!
Javé, o seu Deus, o valente libertador, está no meio de você. Por causa de você, ele está contente e alegre e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa,
como em dias de festa.
Nesse tempo, agirei contra todos aqueles que a oprimem; salvarei os coxos e reunirei os dispersos. Darei a eles glória e fama na terra em que agora são desprezados.
Nesse tempo, eu vou guiar vocês; quando eu os reunir novamente, vou dar-lhes glória e fama entre todos os povos da terra, quando, bem diante dos olhares de vocês, eu trouxer de volta os cativos. Javé o disse.