Sofonias 1

Palavra de Javé que foi dirigida a Sofonias, filho de Cusi, filho de Godolias, filho de Amarias, filho de Ezequias, no tempo de Josias, filho de Amon, rei de Judá.
Eu vou acabar com tudo o que existe sobre a face da terra oráculo de Javé.
Acabarei com homens e animais, acabarei com as aves do céu e os peixes do mar; destruirei os ímpios. Eliminarei o ser humano da face da terra oráculo de Javé.
Estenderei minha mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém. Eliminarei desse lugar o que sobrou do deus Baal, e o nome dos seus sacerdotes com os seus ajudantes.
Eliminarei aqueles que se ajoelham nos terraços para adorar o exército do céu; aqueles que adoram a Javé, mas juram pelo deus Melcom;
aqueles que se afastam de Javé e que não procuram Javé, nem o consultam.
Silêncio diante do Senhor Javé, pois está próximo o Dia de Javé! Javé marcou um sacrifício e santificou seus convidados.
No dia do sacrifício de Javé, pedirei contas aos nobres e príncipes e a todos os que se vestem à moda estrangeira.
Nesse dia, pedirei contas a todos os que saltam a soleira da porta do Templo e enchem de violência e trapaça o Templo do seu Senhor.
Nesse dia oráculo de Javé um clamor se levantará da porta dos Peixes, gemidos da Cidade Nova, e das colinas um grande lamento.
Gemam, moradores do bairro de Mactes, porque acabaram os mercadores e foram eliminados todos os cambistas.
Nesse tempo, revistarei Jerusalém com lanternas para pedir contas àqueles que, encharcados de vinho, dizem nos seus corações: “Javé não faz o bem nem o mal”.
Suas riquezas serão saqueadas, suas casas serão demolidas. Construíram casas, mas não habitarão nelas; plantaram videiras, mas não beberão seu vinho.
Está próximo o grandioso Dia de Javé. Está próximo e avança com grande rapidez.
Será um dia de cólera, esse dia; um dia de angústia e aflição, dia de devastação e ruína, dia de trevas e escuridão, dia nublado e tenebroso,
dia da trombeta e do grito de guerra contra os castelos fortificados e contra as torres da muralha.
Atormentarei os homens, de tal modo que andem como cegos, porque pecaram contra Javé; o sangue deles se derramará como poeira e suas vísceras como esterco.
Nem sua prata nem seu ouro serão capazes de livrá-los. No dia da cólera de Javé, ele incendiará a terra inteira no fogo da sua indignação. Sim, ele acabará exterminando todos os habitantes da terra.