Mateus 23
Jesus falou às multidões e aos seus discípulos:
Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam.
Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura.
Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas;
gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre.
Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.
Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu.
Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias.
Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês.
Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.”
‘‘Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês exploram as viúvas e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes mais do que vocês.
Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’.
Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?
Vocês dizem também: ‘Se alguém jura pelo altar, não fica obrigado, mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado’.
Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta?
De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele.
E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo.
E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça.
Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão!
Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês constroem sepulcros para os profetas e enfeitam os túmulos dos justos,
e dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’.
Com isso, vocês confessam que são filhos daqueles que mataram os profetas.
Pois bem: acabem de encher a medida dos pais de vocês!
Serpentes, raça de cobras venenosas! Como é que vocês poderiam escapar da condenação do inferno?
É por isso que eu envio a vocês profetas, sábios e doutores: a uns vocês matarão e crucificarão, a outros torturarão nas sinagogas de vocês, e os perseguirão de cidade em cidade.
Desse modo, virá sobre vocês todo o sangue inocente derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que vocês assassinaram entre o santuário e o altar.
Eu garanto a vocês: tudo isso acontecerá a essa geração.”
‘‘Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os que foram enviados a você! Quantas vezes eu quis reunir seus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas você não quis!
Vejam! a casa de vocês ficará deserta.
De fato, eu lhes digo que, daqui em diante, vocês não me verão mais, até que digam: Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!”