Juízes 18
Nesse tempo não havia rei em Israel, e a tribo de Dã estava procurando um território para morar, porque ainda não tinha recebido sua herança entre as tribos de Israel.
Os danitas mandaram cinco homens valentes de seu clã, de Saraá e Estaol, para explorar a terra. Foram até a região montanhosa de Efraim e chegaram à casa de Micas, onde passaram a noite.
Quando estavam perto da casa de Micas, reconheceram a voz do levita e se aproximaram, perguntando: “Quem trouxe você para cá? O que é que você está fazendo aqui e com que trabalha?”
O levita respondeu: “Micas me contratou como sacerdote”.
Então lhe pediram: “Consulte a Deus para sabermos se a viagem que estamos fazendo vai dar certo”.
O sacerdote respondeu: “Podem ir em paz. A viagem de vocês está sob os cuidados de Javé”.
Os cinco homens partiram e chegaram a Laís. Viram que os habitantes do lugar viviam em segurança como os sidônios; viviam tranquilos e seguros, e não passavam privações ou apertos de nenhuma natureza. Sidônia ficava longe, e eles não mantinham relações com os arameus.
Os exploradores voltaram para junto de seus irmãos em Saraá e Estaol, e estes lhes perguntaram: “Que notícias vocês trazem?”
Eles responderam: “Vamos lutar contra eles, pois vimos que a terra é excelente! Não fiquem aí parados, não hesitem para tomar posse do território.
Chegando lá, vocês vão encontrar um povo tranquilo. O território é extenso, e Deus o entregou na mão de vocês. É um lugar onde os produtos da terra são abundantes”.
Então, cerca de seiscentos homens armados do clã de Dã emigraram de Saraá e Estaol.
Subiram e acamparam em Cariat-Iarim, em Judá. É por isso que esse lugar até hoje se chama Acampamento de Dã.
Daí passaram para a região montanhosa de Efraim e se aproximaram da casa de Micas.
Os cinco exploradores que tinham estado aí disseram a seus irmãos: “Saibam que há nessas casas um efod e ídolos domésticos, uma estátua e um ídolo de metal fundido. Pensem bem no que vocês vão fazer”.
Eles se desviaram para lá, chegaram à casa do levita e o saudaram.
Os seiscentos danitas armados montaram guarda junto à porta,
e os cinco exploradores entraram na casa, pegaram a estátua, o efod, os ídolos domésticos e o ídolo de metal fundido. Enquanto isso, o sacerdote estava à entrada da porta com os seiscentos homens armados.
Eles entraram na casa de Micas, pegaram a estátua, o efod, os ídolos domésticos e o ídolo de metal fundido. O sacerdote, então, lhes perguntou: “O que vocês estão fazendo?”
Eles responderam: “Cale-se e venha conosco para ser nosso pai e sacerdote. O que é melhor para você? Ser sacerdote na casa de um homem, ou sacerdote de uma tribo e de um clã israelita?”
O sacerdote gostou. Pegou o efod, os ídolos domésticos e a estátua, e foi com eles.
Retomaram o caminho e partiram, colocando à frente as mulheres e as crianças, os animais e a bagagem.
Já estavam longe da casa de Micas, quando os vizinhos de Micas deram o alarme e começaram a perseguir os danitas.
Como vinham gritando, os danitas viraram para trás e perguntaram a Micas: “O que aconteceu? Por que você está gritando desse jeito?”
Micas respondeu: “Vocês roubaram o deus que eu havia feito e levaram também o sacerdote. Agora estão partindo sem me deixar nada. E ainda me perguntam o que foi que aconteceu?”
Os danitas disseram: “Não diga mais nada. Do contrário, alguns homens violentos poderiam atacá-lo e você perderia a vida junto com sua família”.
Os danitas continuaram a viagem; Micas, percebendo que eles eram mais fortes, recuou e voltou para casa.
Depois de terem se apossado do deus que Micas fizera e do sacerdote que vivia com ele, os danitas atacaram Laís, onde morava um povo tranquilo e confiante. Passaram todos ao fio da espada e incendiaram a cidade,
sem que ninguém fosse socorrer os habitantes, porque a cidade ficava longe de Sidônia, e eles não se relacionavam com os arameus. A cidade estava situada no vale que se estende na direção do Bet-Roob. Os danitas reconstruíram a cidade e aí se estabeleceram.
Deram à cidade o nome de Dã, que era o pai dos danitas e filho de Israel. Antes, porém, a cidade se chamava Laís.
Os danitas instalaram a estátua, e Jônatas, filho de Gersam e neto de Moisés, assim como seus filhos, foram sacerdotes da tribo de Dã, até o dia em que as pessoas do território foram levadas para o exílio.
Os danitas instalaram para seu uso a estátua que Micas havia feito, e essa estátua ficou aí durante todo o tempo em que existiu o santuário de Silo.