Josué 3
Josué levantou-se de madrugada e partiu de Setim, junto com todos os israelitas. Chegaram ao Jordão e aí pernoitaram antes de atravessar.
Três dias depois, os oficiais passaram pelo acampamento,
dando esta ordem ao povo: “Quando vocês virem a arca da aliança de Javé seu Deus e os sacerdotes levitas que a levam, deixem o lugar em que estão e comecem a segui-la.
Mas conservem sempre a distância de mais ou menos mil metros entre vocês e a arca. Mantenham-se à distância, para ver o caminho que deverão seguir, porque vocês nunca passaram por ele”.
Josué ordenou ao povo: “Purifiquem-se, porque amanhã Javé realizará maravilhas no meio de vocês”.
Aos sacerdotes, Josué ordenou: “Levem a arca da aliança e atravessem na frente do povo”. Eles levaram a arca e foram na frente do povo.
Javé disse a Josué: “Hoje eu vou começar a engrandecer você aos olhos de todo o Israel, para que saibam que eu estou com você, assim como estive com Moisés.
Quanto a você, ordene aos sacerdotes que levam a arca da aliança: ‘Ao chegarem à beira da água do Jordão, fiquem parados aí’ ”.
E continuou: “Com isto vocês saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que expulsará de diante de vocês os cananeus, heteus, heveus, ferezeus, gergeseus, amorreus e jebuseus.
A arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar o Jordão na frente de vocês.
Agora, portanto, escolham doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo.
Quando a sola dos pés dos sacerdotes, que levam a arca de Javé, Senhor de toda a terra, tocar a água do Jordão, a água do Jordão ficará cortada: a água que vem de cima ficará parada num só monte”.
Quando o povo deixou as tendas para atravessar o Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança caminhavam na frente do povo.
Chegando ao Jordão, quando os sacerdotes que levavam a arca molharam os pés na beira da água — pois o Jordão transborda sobre as margens durante o tempo da ceifa —
a água que vinha de cima parou, levantando-se num só monte, bem longe, em Adam, cidade que fica ao lado de Sartã; e a água que descia ao mar da Arabá, o mar Morto, escoou totalmente, de modo que o povo pôde atravessar diante de Jericó.
Os sacerdotes, que levavam a arca da aliança de Javé, ficaram parados no leito seco, no meio do Jordão, enquanto todo o Israel atravessava a pé enxuto, até que todos acabaram de atravessar.