Jeremias 42

Os comandantes, junto com Joanã, filho de Carea, e Azarias, filho de Osaías, com todo o povo, grandes e pequenos, foram procurar Jeremias
e lhe disseram: “Nós lhe suplicamos, por favor: interceda junto a Javé, o seu Deus, por nós e por este resto, pois de muitos sobramos poucos, como você mesmo pode ver.
Que Javé, o seu Deus, nos mostre o caminho que devemos seguir e o que devemos fazer”.
O profeta Jeremias respondeu: “De acordo. Vou interceder junto a Javé, Deus de vocês, conforme vocês estão pedindo. Então tudo o que Javé mandar responder a vocês, eu falarei, sem esconder coisa alguma”.
Eles disseram a Jeremias: “Que o próprio Javé seja testemunha verdadeira e correta contra nós, se não agirmos conforme a palavra que Javé, o seu Deus, mandar você nos dizer.
Seja coisa boa, seja coisa ruim, obedeceremos a Javé, o nosso Deus, a quem enviamos você, para que tudo nos corra bem, se obedecermos a Javé, o nosso Deus”.
Depois de dez dias, a palavra de Javé foi dirigida a Jeremias.
Então ele chamou Joanã, filho de Carea, os comandantes de guarnições que o acompanhavam e também todo o povo, pequenos e grandes,
e disse-lhes: Assim disse Javé, o Deus de Israel, a quem vocês me mandaram implorar em seu favor:
Se vocês permanecerem neste país, eu os construirei e não os destruirei, eu os plantarei e não os arrancarei, pois estou arrependido do mal que fiz a vocês.
Não tenham medo do rei da Babilônia, diante de quem agora vocês têm medo. Não tenham medo oráculo de Javé pois eu estou com vocês para salvá-los e livrá-los das mãos deles.
Eu os tratarei com piedade e ele terá compaixão de vocês e os fará voltar à terra que lhes pertence.
Mas se vocês desobedecerem à palavra de Javé, o Deus de vocês, dizendo: “Não vamos ficar neste país;
ao contrário, vamos para o Egito, onde não se guerra nem se vive escutando o som da trombeta e ninguém passa fome; é que nós queremos ficar”;
nesse caso, resto de Judá, ouça a palavra de Javé: Assim disse Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Se vocês decidirem ir para o Egito e se entrarem para ficar,
a espada que amedronta vocês aqui, irá alcançá-los na terra do Egito; a fome que os assusta aqui, seguirá seus passos no Egito: vocês morrerão.
Todos os homens que decidirem partir para o Egito e permanecer, morrerão pela espada, pela fome e pela peste, sem que seja possível escapar ou fugir da desgraça que eu atrairei sobre eles.
Javé dos exércitos, o Deus de Israel, disse ainda: Da mesma forma como derra­mei a minha ira e o meu furor sobre os ha­bitantes de Jerusalém, assim também derramarei o meu furor sobre vocês, quan­do entrarem no Egito. Vocês serão objeto de maldição e espanto, desprezo e zombaria, e não voltarão a ver este lugar.
É assim que Javé falou para vocês, resto de Judá. Não vão para o Egito; saibam bem que hoje eu os adverti solenemente.
Vocês se enganaram quando mandaram que eu procurasse Javé, Deus de vocês, dizendo: “Interceda junto a Javé, nosso Deus, por nós, e tudo o que Javé, nosso Deus, lhe disser, anuncie a nós para que possamos fazê-lo”.
Pois eu acabo de lhes anunciar hoje, mas vocês não obedecerão a Javé, Deus de vocês, em nada do que ele ordenou a vocês através de mim.
E agora saibam bem: vocês morrerão pela espada, pela fome e pela peste no lugar onde quiseram entrar e se estabelecer.