Jeremias 33

Quando ainda estava detido na prisão, Jeremias recebeu novamente a palavra de Javé:
Assim diz Javé, que fez a terra e lhe deu forma, fazendo dela uma coisa firme; o seu nome é Javé:
Chame por mim que eu lhe responderei, anunciando coisas grandiosas e sublimes, que você não conhece.
Pois assim diz Javé, o Deus de Israel, sobre as casas desta cidade e os palácios dos reis de Judá, agora arrasados pelas trincheiras e pela espada:
Agora os caldeus vêm para batalhar contra a cidade e para cobri-la de cadáveres, porque eu a feri com ira e cólera, e para esta cidade escondi o meu rosto, por causa de todas as suas maldades.
Vejam! Eu mesmo vou trazer para ela restabelecimento e cura, e lhe mostrarei uma abundância de paz e fidelidade.
Mudarei a sorte de Judá e Israel, e farei que eles cresçam como antigamente.
Eu vou purificá-los de toda injustiça com que pecaram contra mim, e vou perdoar todas as injustiças que cometeram contra mim.
Jerusalém será para mim nome de alegria, louvor e honra, por entre todas as nações da terra que ouvirem falar de todo o bem que eu lhe fiz. Elas serão tomadas de temor e respeito diante de todo o bem e de toda a felicidade que eu vou dar a Jerusalém.
Assim diz Javé: Vocês dizem que as cidades de Judá e as ruas desertas de Jerusalém são um lugar arrasado, sem gente, sem morador e sem criações. Pois bem, neste mesmo lugar se ouvirão novamente
o som da música, os gritos de alegria, a voz do noivo e da noiva, a voz dos que cantam ao entrar com ação de graças no Templo de Javé: “Agradeçam a Javé dos exércitos, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre”. Pois eu mudarei a sorte deste país, farei voltar ao que era antes, diz Javé.
Assim diz Javé dos exércitos: Neste lugar agora arruinado, sem gente e sem criações, e também em todas as suas cidades haverá pastagens, onde os pastores farão suas ovelhas repousar.
Nas cidades da Montanha e nas cidades da Planície, nas cidades do Negueb e no território de Benjamim, nos arredores de Jerusalém e nas cidades de Judá, as ovelhas ainda vão desfilar ao alcance da mão de quem as conta, diz Javé.
Eis que chegarão dias oráculo de Javé em que eu cumprirei as promessas que fiz à casa de Israel e à casa de Judá.
Nesses dias e nesse tempo, farei brotar para Davi um broto justo, que exercerá o direito e a justiça no país.
Nesses dias, Judá será salvo e Jerusalém viverá tranquila e será chamada “Javé, nossa justiça”.
Porque assim diz Javé: Não faltará um descendente de Davi para se assentar no trono da casa de Israel.
Também não faltará um descendente dos sacerdotes e levitas para oferecer em minha presença holocaustos, incensar as ofertas e oferecer sacrifícios todos os dias.
Javé dirigiu a palavra a Jeremias:
Assim diz Javé: Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e com a noite, de modo que não haja mais dia e noite no tempo certo,
também será rompida a minha aliança com o meu servo Davi, de modo que lhe falte um descendente no trono, e a aliança com os levitas sacerdotes que me servem.
Multiplicarei a descendência do meu servo Davi e dos levitas que me servem, como as estrelas do céu que não para contar, como a areia da praia que ninguém pode calcular.
Javé dirigiu a palavra a Jeremias:
Vo­­cê não ouve o que essa gente diz? Eles dizem: “Javé rejeitou as duas famílias que havia escolhido”. Assim desprezam o meu povo e não o consideram como nação.
Assim diz Javé: Como é certo que eu criei o dia e a noite e estabeleci as leis do céu e da terra,
também é certo que não rejeitarei a descendência de Javé e de meu servo Davi, deixando de escolher entre seus descendentes os chefes da descendência de Abraão, Isaac e Jacó. Porque eu mudarei a sorte deles, e deles terei compaixão.