Jeremias 16

Javé me en­­­viou esta palavra:
Não se case com mulher nenhuma, nem arrume filhos ou filhas neste lugar.
Porque assim diz Javé a respeito dos filhos e filhas que nascem neste lugar, das mães que os puseram no mundo e dos pais que geraram essas crian­ças neste país:
Morrerão com enfermidades graves, e não serão chorados nem sepultados, mas servirão de esterco para a terra. Morrerão pela espada ou pela fome, e seus cadáveres servirão de comida para as aves do céu e para os animais da terra.
Porque assim diz Javé: Não entre numa casa onde velório, não chore nem os pêsames, pois eu decidi tirar desse povo a minha paz, o meu amor e compaixão oráculo de Javé.
Morrerão tanto os grandes como os pequenos neste país, e ninguém vai sepultá-los ou chorar por eles, nem vai fazer incisões ou cortar o cabelo em sinal de luto.
Ninguém repartirá o pão no velório, em meio às condolências; não haverá quem algo de beber, quando vai dar os pêsames pelo pai ou mãe de alguém.
Também não entre numa casa onde festa, para sentar-se, comer e beber com eles,
porque assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Diante dos olhos de vocês e ainda nos seus dias, eu expulsarei deste país o som da música e os gritos de alegria, a voz do noivo e da noiva.
Quando você anunciar esta mensagem a este povo, eles lhe perguntarão: “Por que Javé nos ameaça com essas desgraças tão grandes? Quais foram os erros ou pe­cados que cometemos contra Javé, o nosso Deus?”
Você então lhes responderá: “É porque os antepassados de vocês me abandonaram oráculo de Javé e seguiram deuses estrangeiros, servindo-os e adorando-os. Mas a mim, eles abandonaram e deixaram de cumprir a minha lei.
Vocês, porém, fizeram pior que os seus antepassados: cada um de vocês seguiu a maldade do seu coração obstinado, sem nunca me dar ouvidos.
Por isso, vou expulsá-los daqui para um país que nem vocês nem seus antepassados conheceram. Lá, vocês servirão dia e noite, a divindades estrangeiras, porque eu não terei misericórdia de vocês”.
Virão dias oráculo de Javé em que ninguém mais vai falar assim: “Pela vida de Javé, que tirou os filhos de Israel do Egito!”
Mas dirão: “Pela vida de Javé, que fez os filhos de Israel saírem do país do Norte e de todas as regiões onde os tinha espalhado!” Eu vou trazê-los de volta para a terra que eu tinha dado aos antepassados deles.
Enviarei numerosos pescadores para pescá-los oráculo de Javé. Depois disso, vou mandar numerosos caçadores, que os caçarão pelas montanhas, colinas e até nas fendas das rochas.
Porque meus olhos observam os caminhos dessa gente: eles não conseguem escondê-los de mim, nem ocultar os seus pecados diante dos meus olhos.
Cobrarei em dobro os erros e pecados desse povo, pois eles profanaram minha terra com os cadáveres de seus ídolos e encheram minha herança com suas abominações.
Javé, minha força e defesa, meu refúgio na hora do pe­rigo, as nações virão procurar-te, e das extremidades da terra virão dizendo: “A herança de nossos pais é falsa, é coisa inútil e sem proveito”.
Pode o homem fabricar deuses? Não serão deuses.
Por isso, vou fazer que eles conheçam; desta vez eu vou mostrar-lhes de verdade minha mão e minha força. E eles aprenderão que o meu nome é Javé.