Isaías 42

Vejam o meu servo, a quem eu sustento: ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre ele o meu espírito, para que promova o direito entre as nações.
Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
Não quebrará a cana que está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o direito;
não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na terra e a lei que as ilhas esperam.
Assim diz o Deus Javé, que criou o céu e o estendeu; que firmou a terra e tudo o que ela produz; ele respiração ao povo que nela habita e o espírito aos que sobre ela caminham:
“Eu, Javé, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações.
Para você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro.
Eu sou Javé: esse é o meu nome. Não vou dar para outro a minha glória, nem vou ceder minha honra para os ídolos.
As primeiras coisas aconteceram; coisas novas é o que eu agora anuncio: antes que elas comecem, eu as comunico a vocês”.
Cantem a Javé um cântico novo! Que o louvem até os confins da terra; que o celebrem o mar e tudo o que nele existe, as ilhas com seus habitantes.
Que o deserto e suas cidades se alegrem, exultem as aldeias habitadas por Cedar; que os moradores de Petra aclamem e gritem do topo das montanhas.
Deem glória a Javé e anunciem seu louvor nas ilhas.
Javé avança como um herói, como guerreiro acende seu ardor; solta gritos de guerra, mostrando-se forte contra seus inimigos.
muito tempo estou calado, permaneci quieto e aguentei. Agora vou gritar como a mulher que à luz, vou gemer e suspirar.
Vou acabar com as montanhas e as colinas, vou secar o que elas têm de verde; transformarei os rios em terra seca e secarei os lagos.
Guiarei os cegos por um caminho que eles não conhecem; vou levá-los por uma estrada que não conhecem; diante deles, transformarei as trevas em luz, e os caminhos pedregosos em terreno plano. Eu mesmo vou fazer tudo isso e não deixarei de fazê-lo.
Recuarão cobertos de vergonha aqueles que confiam nos ídolos, que dizem às estátuas: “Vocês são os nossos deuses”.
Surdos, escutem; cegos, olhem e vejam!
Quem é cego, senão o meu servo? Quem é surdo, senão o mensageiro que eu mandei?
Você viu muitas coisas, e nada percebeu; abriu os ouvidos, e nada ouviu!
Por causa de sua própria justiça, Javé queria engrandecer e glorificar a sua lei;
mas o seu povo é um povo espoliado e roubado, todos presos em cavernas, trancados em prisões. Era saqueado, e ninguém o libertava; despojado, e ninguém dizia: “Devolvam isso”.
Quem de vocês vai escutar isso tudo e prestar atenção para ouvir daqui por diante?
Quem foi que entregou Jacó ao saque e Israel ao despojo? Não foi Javé, contra quem pecamos, não querendo andar em seus caminhos nem seguir a sua lei?
Então Javé despejou sobre eles todo o ardor de sua ira e o furor da guerra: as chamas dele os rodeavam, mas eles não compreenderam; eram queimados, mas nem fizeram caso.