Gênesis 48

Depois disso, disseram a José: “Seu pai está doente”. Então José tomou consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim.
Disseram a Jacó: “Aqui está seu filho José que veio visitá-lo”. Israel fez um esforço e sentou-se na cama.
Então Jacó disse a José: “O Deus Todo-poderoso me apareceu em Luza, na terra de Canaã. Ele me abençoou,
e disse: ‘Eu o tornarei fecundo e o multiplicarei, até que chegue a ser uma assembleia de povos. E a seus descendentes eu darei esta terra como posse perpétua’.
Agora, os dois filhos que nasceram de você no Egito antes que eu viesse para morar com você, serão meus filhos. Efraim e Manassés serão para mim como Rúben e Simeão.
Os que nascerem depois deles pertencerão a você, e receberão a herança em nome de seus irmãos.
Quando eu voltava de Padã-Aram, para minha infelicidade sua mãe Raquel morreu em viagem na terra de Canaã, a um bom trecho de Éfra­ta, e eu a enterrei no caminho de Éfra­ta, que é Belém”.
Israel viu os dois filhos de José, e perguntou: “Quem são estes?”
José respondeu: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Jacó disse: “Traga-os aqui perto para que eu os abençoe”.
Israel estava com a vista fraca pela velhice e quase não enxergava. José fez os filhos se aproximarem, e Israel os beijou e abraçou.
E Israel disse a José: “Eu não esperava mais vê-lo, mas Deus me permitiu ver você e seus descendentes”.
Então José tirou os filhos do colo do pai e se prostrou com o rosto por terra.
José pegou os filhos, Efraim à direita e Manassés à esquerda, aproximou-se de Israel, para que Manassés ficasse à direita e Efraim à esquerda de Israel.
Israel, porém, cruzou os braços, estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a mão esquerda so­bre a cabeça de Manassés, embora Ma­nas­sés fosse o mais velho.
E os abençoou, dizendo: “Que o Deus, diante do qual caminharam meus pais Abraão e Isaac, que o Deus que foi meu pastor desde o meu nascimento até hoje,
que o Anjo que me salvou de todo o mal abençoe estas crianças. Que nelas sobrevivam o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaac. Que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra”.
José viu que seu pai tinha posto a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e não gostou. Pegou a mão do pai, retirou-a da ca­beça de Efraim e a colocou sobre a cabeça de Manassés,
explicando: “Não é assim, pai! O primogênito é este; coloque a mão direita sobre a cabeça dele”.
Mas o pai recusou, dizendo: “Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e crescerá, mas seu filho mais novo será maior do que ele, e sua descendência se tornará uma multidão de nações”.
Nesse dia, Jacó os abençoou desta maneira: “Israel se servirá de vocês para abençoar, dizendo: ‘Deus torne você como Efraim e Manas­sés’ ”. E Jacó pôs Efraim antes de Manassés.
Em seguida, Israel disse a José: “Estou para morrer, mas Deus estará com vocês e os levará de novo para a terra de seus pais.
A você, e não a seus irmãos, eu darei Siquém, que eu tomei dos amor­reus com minha espada e arco”.