Gênesis 28

Isaac chamou Jacó, o abençoou e lhe deu esta ordem: “Não se ca­se com mulher cananeia.
até Padã-Aram, à casa de Batuel, seu avô materno, e escolha uma mulher de lá, entre as filhas de Labão, seu tio materno.
Que o Deus Todo-poderoso o abençoe e torne você fecundo e o multiplique, a fim de que você se torne uma assembleia de povos.
Que ele conceda a você e à sua descendência a bênção de Abraão, a fim de que você possua a terra onde está vivendo e que Deus deu a Abraão”.
Isaac despediu Jacó, e este partiu para Padã-Aram, para a casa de Labão, filho do arameu Batuel, e irmão de Rebeca, mãe de Jacó e Esaú.
Esaú viu que Isaac tinha abençoado Jacó e o tinha mandado a Padã-Aram, para buscar uma esposa, e que o tinha aben­çoado, dando esta ordem: “Não se case com uma cananeia”.
E Jacó obedeceu a seu pai e sua mãe, e partiu para Padã-Aram.
Esaú soube que as cananeias eram malvis­tas por seu pai Isaac.
Foi, então, à casa de Ismael e tomou como esposa, além das que possuía, Maelet, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nabaiot.
Jacó deixou Bersabeia e partiu para Harã.
Chegou a certo lugar e resolveu passar a noite aí, porque o sol se havia posto. Jacó pegou uma pedra do lugar, colocou-a sob a cabeça, e dormiu.
Teve então um sonho: Uma escada se erguia da terra e chegava até o céu, e anjos de Deus subiam e desciam por ela.
Javé estava de pé, no alto da escada, e disse a Jacó: “Eu sou Javé, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaac. A terra sobre a qual você dormiu, eu a entrego a você e à sua descendência.
Sua descendência se tornará numerosa como a poeira do chão, e você ocupará o oriente e o ocidente, o norte e o sul. E todas as nações da terra serão abençoadas por meio de você e da sua descendência.
Eu estou com você e o protegerei em qualquer lugar aonde você for. Depois eu o farei voltar a esta terra, pois nunca o abandonarei, até cumprir o que prometi”.
Ao despertar, Jacó disse: “De fato, Javé está neste lugar e eu não sabia disso”.
Ficou com medo, e disse: “Este lugar é terrível. Não é nada menos que a Casa de Deus e a Porta do Céu”.
Levantou-se de madrugada, pegou a pedra que lhe havia servido de travesseiro, ergueu-a como estela e derramou óleo por cima.
E chamou esse lugar de Betel. Mas antes a cidade se chamava Luza.
Jacó fez, então, este voto: “Se Deus estiver comigo e me proteger no caminho por onde eu for, se me der pão para comer e roupas para vestir,
se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então Javé será o meu Deus.
E esta pedra que ergui como estela será uma casa de Deus, e eu te darei a décima parte de tudo o que me deres”.