Ezequiel 48
São estes os nomes das tribos. Dã receberá uma porção no extremo norte, em direção a Hetalon, junto à entrada de Emat e Haser-Enã, limitando com Damasco ao norte, bem junto de Emat, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Aser receberá uma porção junto ao território de Dã, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Neftali receberá uma porção junto ao território de Aser, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Manassés receberá uma porção junto ao território de Neftali, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Efraim receberá uma porção junto ao território de Manassés, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Rúben receberá uma porção junto ao território de Efraim, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Judá receberá uma porção junto ao território de Rúben, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Junto ao território de Judá, desde o limite oriental até o limite ocidental, ficará a porção que vocês separarão como reserva, tendo doze mil e quinhentos metros de largura e de comprimento, isto é, a mesma dimensão que as outras porções, desde o limite oriental até o limite ocidental. No meio dessa reserva ficará o santuário.
A reserva que vocês separarão para Javé terá doze mil e quinhentos metros de comprimento por cinco mil metros de largura.
A porção sagrada que pertencerá aos sacerdotes terá doze mil e quinhentos metros de extensão do lado norte, medirá cinco mil metros de largura para o oeste e cinco mil metros de largura para o lado leste; o seu comprimento do lado sul será de doze mil e quinhentos metros. No centro ficará o santuário de Javé.
Essa porção pertencerá aos sacerdotes consagrados dentre os filhos de Sadoc, os quais guardaram fielmente o meu ministério, não se desviando com os israelitas, como os levitas fizeram.
A eles caberá uma parte da porção mais santa da terra, reservada junto ao território dos levitas.
O território dos levitas terá exatamente a mesma medida que o território dos sacerdotes: doze mil e quinhentos metros de comprimento por cinco mil metros de largura; o comprimento total será de doze mil e quinhentos metros, e a largura terá cinco mil metros.
Desse território, nada poderá ser vendido ou permutado, nem os primeiros frutos da terra poderão ser transferidos para outros, porque são consagrados para Javé.
Quanto à sobra de dois mil e quinhentos metros de largura, que resta dos doze mil e quinhentos metros, será uma porção profana que se destina à cidade, servindo para moradias e pastagens. No centro dessa porção, ficará a cidade.
As dimensões da cidade são as seguintes: dois mil e duzentos e cinquenta metros de cada lado, ao norte, sul, leste e oeste.
O pasto da cidade terá cento e vinte e cinco metros de cada lado, ao norte, sul, leste e oeste.
Ao longo da parte sagrada, restará uma extensão de cinco mil metros para o oriente, e cinco mil metros para o ocidente, e o produto dessa extensão servirá para o sustento dos trabalhadores da cidade.
Esse terreno será cultivado pelos trabalhadores da cidade, vindos de todas as tribos de Israel.
Ao todo, a parte reservada será um quadrado de doze mil e quinhentos metros. Da parte sagrada, separem um quadrado que pertencerá à cidade.
Ao príncipe pertencerá o que restar de um lado e do outro da porção sagrada e da propriedade reservada para a cidade. Terá doze mil e quinhentos metros para o ocidente, até o limite ocidental, e doze mil e quinhentos metros para o oriente, até o limite oriental. Essa parte, paralela às demais, pertencerá ao príncipe. No seu centro, estarão a reserva sagrada e o santuário do Templo.
Assim, a porção do príncipe ficará entre a propriedade dos levitas e o terreno da cidade, que ficam no meio da porção pertencente ao príncipe, entre os limites de Judá e Benjamim.
Porções das demais tribos, desde o limite oriental até o limite ocidental. Benjamim terá uma porção.
Simeão receberá uma porção junto ao território de Benjamim, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Issacar receberá uma porção junto ao território de Simeão, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Zabulon receberá uma porção junto ao território de Issacar, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Gad receberá uma porção junto ao território de Zabulon, desde o limite oriental até o limite ocidental.
Junto ao território de Gad, no extremo sul, a fronteira irá de Tamar até as águas de Meriba de Cades, seguindo a torrente até o mar Mediterrâneo.
Essa é a terra que vocês repartirão em herança para as tribos de Israel. E essas vão ser as suas porções — oráculo do Senhor Javé”.
“As saídas da cidade são as seguintes: Do lado norte, meçam dois mil, duzentos e cinquenta metros.
As portas da cidade terão o nome de cada tribo de Israel. Três portas ficarão ao norte: as portas de Rúben, Judá e Levi.
Do lado leste, a extensão será de dois mil, duzentos e cinquenta metros, com três portas: de José, Benjamim e Dã.
Do lado sul, meçam a extensão de dois mil, duzentos e cinquenta metros, tendo três portas: de Simeão, Issacar e Zabulon.
Do lado oeste, a extensão será também de dois mil, duzentos e cinquenta metros, com três portas: de Gad, Aser e Neftali.
O contorno todo da cidade medirá, portanto, nove mil metros. A partir desse dia, o nome da cidade será este: Javé está aí”.