Esdras 5

Os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ado, começaram a profetizar aos judeus de Judá e Jerusalém, falando em nome do Deus de Israel, que os inspirava.
Nessa época, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Josedec, começaram a reconstruir o Templo de Deus em Jerusalém, acompanhados e incentivados pelos profetas de Deus.
Tatanai, porém, governador da região ocidental do rio Eufrates, juntamente com Setar-Buzanai e outros colegas seus, foram a eles e perguntaram: “Quem lhes deu permissão para reconstruir esse Templo e restaurar essas paredes?
Como se chamam os homens responsáveis por essa construção?”
Deus, porém, velava pelos an­ciãos dos judeus, que não se viram obrigados a interromper o trabalho, enquanto não chegasse a Dario um relatório e ele não mandasse uma ordem oficial sobre a questão.
Texto da carta que Tatanai, governador da região ocidental do rio Eufrates, e Setar-Buzanai com outros colegas, autoridades da província, mandaram ao rei Dario.
O relatório que mandaram dizia assim: “Saudações ao rei Dario.
Saiba o rei que nós fomos ao distrito de Judá, ao Templo do grande Deus. O Templo está sendo recons­truído em pedra talhada, as paredes são re­vestidas de madeira; trabalha-se com cuidado e a construção progride.
Procuramos aqueles senhores e perguntamos quem lhes tinha dado ordens para reconstruir o Templo e restaurar suas paredes.
Pedimos também o nome das pessoas e tomamos por escrito o nome dos chefes, para informar o rei.
Esta foi a resposta deles: Nós somos servidores do Deus do céu e da terra, e estamos reconstruindo um Templo que, no passado, esteve de por muitos anos, construído que foi por um grande rei de Israel, o qual levantou as paredes e fez o acabamento.
Mas, como os nossos antepassados irritaram o Deus do céu, ele os entregou nas mãos do caldeu Nabuco­donosor, rei da Babilônia, que destruiu o Templo e exilou o povo na Babilônia.
Entretanto, no primeiro ano do seu reinado, o rei Ciro promulgou um decreto, mandando reconstruir este Templo de Deus.
Até os objetos de ouro e prata que eram do Templo de Deus e que Nabucodonosor tinha tirado do Templo de Jerusalém para o templo da Babilônia, o rei Ciro retirou do templo da Babilônia e entregou a Sasa­bassar, a quem nomeou governador,
dizendo-lhe: Pegue esses objetos, coloque-os no Templo de Jerusalém e reconstrua o Templo de Deus no mesmo lugar.
Sasa­bassar veio e lançou os alicerces do Templo de Deus em Jerusalém. Desde aquela época até agora, o Templo está sendo re­construído, mas ainda não o ter­minamos.
Portanto, se o rei achar conveniente, que se faça uma pesquisa nos arquivos reais da Babilônia, para ver se é verdade que o rei Ciro mandou reconstruir o Templo de Deus em Jerusalém. Depois, comuniquem a nós a decisão do rei”.