Deuteronômio 8

Observem to­dos os mandamentos que hoje lhes ordeno cumprir, para que vivam e se multipliquem, entrem e tomem posse da terra que Javé prometeu com juramento a seus antepassados.
Lembre-se, porém, de todo o caminho que Javé seu Deus fez você per­correr durante quarenta anos no deserto, a fim de o humilhar e o colocar à prova, para conhecer suas intenções: será que você iria observar os mandamentos dele ou não?
Ele humilhou você, fez você sentir fome e o alimentou com o maná, que nem você nem seus antepassados conheciam, tudo para mostrar a você que o homem não vive de pão, mas que o homem vive de tudo aquilo que sai da boca de Javé.
As roupas que você usava não se gastaram, nem seu inchou durante esses quarenta anos.
Portanto, reconheça em seu coração que Javé seu Deus educava você como o homem educa o próprio filho.
Observe os mandamentos de Javé seu Deus para você andar nos caminhos dele e o temer.
Olhe! Javé seu Deus vai introduzir você numa terra boa: terra cheia de ribeirões de água e de fontes profundas que jorram no vale e na montanha;
terra de trigo e cevada, de vinhas, figueiras e romãzeiras, terra de oliveiras, de azeite e de mel;
terra onde você comerá pão sem escassez, pois nela nada lhe faltará; terra cujas pedras são de ferro, e de cujas montanhas você extrairá o cobre.
Quando você comer e ficar satisfeito, bendiga a Javé seu Deus pela boa terra que lhe deu.
Contudo, preste atenção a si mesmo, para não se esquecer de Javé seu Deus e não deixar de cumprir seus mandamentos, normas e estatutos, que hoje eu ordeno a você.
Não aconteça que, tendo comido e estando satisfeito, havendo construído casas boas e habitando nelas,
tendo-se multiplicado seus bois e aumentado suas ovelhas, e multiplicando-se também sua prata e seu ouro e tudo o que você possui,
não aconteça que seu coração fique cheio de orgulho, e você se esqueça de Javé seu Deus, que o tirou do Egito, da casa da escravidão;
que conduziu você através daquele grande e terrível deserto, cheio de ser­pentes venenosas, escorpiões e sede; que fez jorrar para você água da mais dura pedra, onde não havia água;
que sustentava você no deserto com o maná, que seus antepassados não conheceram: tudo isso para humilhar e provar você, a fim de lhe fazer o bem no futuro.
Portanto, não pensar: ‘Foi a minha força e o poder de minhas mãos que me conquistaram essas riquezas’.
Lembre-se de Javé seu Deus, pois é ele quem lhe força para se enriquecer, mantendo a aliança que jurou a seus antepassados, como hoje se vê.
Todavia, se você es­que­­­cer completamente Javé seu Deus, se­guindo, servindo e adorando outros deu­ses, hoje eu lhes garanto que vocês mor­rerão.
Vocês perecerão exatamente como as nações que Javé destruirá diante de vo­cês, por não terem obedecido a Javé seu Deus.