Deuteronômio 21

Quando for encontrado um homem mor­­­to no campo, na terra que Javé seu Deus vai dar a você como propriedade, e ninguém souber quem foi que o matou,
os anciãos e juízes sairão e medirão as distâncias até às cidades que estiverem ao redor do morto,
para determinar a cidade mais próxima. A seguir, os anciãos da cidade mais próxima tomarão uma novilha, com a qual não se tenha trabalhado e que ainda não tenha usado canga.
Os anciãos dessa cidade levarão a novilha até um riacho permanente, no lugar onde ninguém trabalha nem semeia. E aí, sobre o riacho, desnucarão a novilha.
Depois se aproximarão os sacerdotes levitas, pois foram eles que Javé seu Deus escolheu para o seu serviço e para abençoar em nome de Javé, cabendo também a eles resolver qualquer litígio ou crime.
Os anciãos da cidade mais próxima do lugar do crime lavarão as mãos sobre a novilha desnucada,
fazendo a seguinte declaração: ‘Nossas mãos não derramaram este sangue e nossos olhos não viram nada.
Perdoa o teu povo Israel, que resgataste, ó Javé. Não permitas que o sangue inocente recaia sobre Israel, teu povo’, e este sangue lhe será perdoado.
Desse modo, você eliminará do seu meio o derramamento de sangue inocente e fará o que Javé aprova.
Quando você guerrear contra seus inimigos, e Javé seu Deus os entregar em seu poder, e você tiver feito prisioneiros,
se encontrar entre eles uma mulher bonita e se enamorar dela, você poderá tomá-la como esposa,
e levá-la para casa. Ela então ras­pará a cabeça, cortará as unhas,
tirará a roupa de prisioneira e ficará na casa onde você mora. Durante um mês ela chorará seu pai e sua mãe. Depois do luto, você se unirá a ela e se tornará seu marido e ela será sua esposa.
Mais tarde, caso você não goste mais dela, deixe-a ir em liberdade, mas não a venda por dinheiro; não queira tirar lucro depois de a ter usado.
Se alguém tiver duas mulheres e gostar de uma e não da outra, e as duas lhe tiverem dado filhos, se o primogênito é filho da mulher da qual ele não gosta,
esse ho­mem, quando repartir a herança entre os filhos, não poderá tratar o filho da mulher que ama como se fosse o mais velho, prejudicando o filho da mulher da qual não gosta, mas que é o verdadeiro primogênito.
Deverá reconhecer como primogênito o filho da mulher da qual ele não gosta, dando a ele porção dupla de tudo quanto possui, pois esse filho é o primeiro fruto da sua virilidade. A ele pertence o direito de primogenitura.
Se alguém tiver um filho rebelde e incorrigível, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve, nem quando o corrigem,
o pai e a mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade para ser julgado.
E dirão aos anciãos da cidade: ‘Este nosso filho é rebelde e incorrigível: não nos obedece, é devasso e beberrão’.
E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio, e todo o Israel ouvirá e ficará com medo.
Se um homem sentenciado à pena de mor­te, for executado e suspenso a uma árvore,
seu cadáver não poderá permanecer na árvore durante a noite. Você deverá se­pultá-lo no mesmo dia, pois quem é sus­penso torna-se um maldito de Deus. Desse modo, você não tornará impuro o solo que Javé seu Deus lhe dará como herança.