2 Reis 8

Eliseu disse à mulher, cujo filho ele havia feito reviver: “Pode partir com sua família e morar onde você puder, no estrangeiro, porque Javé mandou a fome, que está chegando ao país, e vai durar sete anos”.
A mulher foi e fez o que o homem de Deus tinha mandado: partiu com sua família e morou sete anos no território dos filisteus.
Passados sete anos, ela voltou da terra dos filisteus, e foi reclamar junto ao rei sobre sua casa e seu terreno.
O rei estava conversando com Giezi, servo do homem de Deus. Ele dizia: “Con­te-me todas as grandes coisas que Eliseu fez”.
Giezi estava contando ao rei a ressurreição do menino morto, quando a mulher, cujo filho Eliseu havia ressuscitado, chegou pa­ra reclamar junto ao rei sobre sua casa e seu terreno. Giezi disse: “Senhor meu rei, essa é a mulher e esse é o seu me­nino, que Eliseu ressuscitou”.
O rei interrogou a mulher e ela contou o acontecido. Então o rei mandou que um fun­cionário a acompanhasse. E ordenou: “Seja restituído a essa mulher tudo o que lhe pertence e todos os rendimentos do terreno, desde o dia em que ela deixou o país até hoje”.
Eliseu foi a Da­masco, quando Ben-Adad, o rei de Aram, estava doente. Informaram o rei: “O homem de Deus está aqui”.
Então o rei ordenou a Hazael: “Tome um presente, encontrar-se com o homem de Deus e consulte Javé por meio dele, para saber se vou ficar curado desta doença”.
Hazael foi encontrar-se com Eliseu, levando como presente uma carga de quarenta camelos carregados de tudo o que havia de melhor em Damasco. Chegando à presença de Eliseu, disse: “Seu filho Ben-Adad, rei de Aram, mandou perguntar ao senhor se ele vai ficar bom da doença”.
Eliseu respondeu: “Diga ao rei que ele poderá ficar bom. No entanto, Javé me mostrou que ele certamente vai morrer”.
Nesse momento, Eliseu ficou com o rosto imóvel e o olhar fixo. E o homem de Deus começou a chorar.
Hazael perguntou: “Por que é que o senhor está chorando?” Eliseu respondeu: “Porque eu sei o mal que você fará aos israelitas: você vai incendiar as fortalezas, passar a fio de espada os jovens, esmagar as crianças e rasgar o ventre das mulheres grávidas!”
Hazael perguntou: “Mas quem é este seu servo? Eu não passo de um cão. Como poderia eu fazer essas coisas?” Eli­seu respondeu: “Javé me mostrou numa visão que você será o rei de Aram”.
Ha­zael deixou Eliseu e voltou para o seu senhor. Este perguntou: “O que foi que Eliseu disse?” Hazael respondeu: “Ele disse que o senhor poderia ficar curado”.
No dia seguinte, Hazael pegou uma coberta, a en­charcou de água e a colocou sobre o rosto de Ben-Adad, até que ele morreu. E Hazael reinou no lugar dele.
Jorão, filho de Josafá, subiu ao trono de Judá no quinto ano do reinado de Jorão, filho de Acab, rei de Israel.
Ele tinha trinta e dois anos quando subiu ao trono. E reinou oito anos em Jerusalém.
Imitou o comportamento dos reis de Israel, como a família de Acab havia feito. Isso porque ele se casou com uma mulher da família de Acab; e fez o que Javé reprova.
Javé, porém, não quis destruir Judá, por causa do seu servo Davi, pois havia prometido a ele deixar sempre uma lâmpada em sua presença.
No tempo de Jorão, rei de Judá, Edom conseguiu libertar-se do domínio de Judá e formar um reino independente.
Jorão foi a Seira com todos os seus carros. Levantou-se de noite e, embora tivesse derrotado o exército edomita que o cercava e todos os seus comandantes de carros, a tropa de Jorão debandou e fugiu para suas tendas.
Desse modo, Edom se tornou independente de Judá até hoje. Também foi nessa época que Lebna se rebelou.
O resto da história de Jorão, e do que ele fez, tudo está escrito nos Anais dos Reis de Judá.
Jorão morreu e foi enterrado com seus antepassados na Cidade de Davi. E seu filho Ocozias lhe sucedeu no trono.
Ocozias, filho de Jorão, subiu ao trono de Judá no ano doze do reinado de Jorão, rei de Israel, filho de Acab.
Começou a reinar com vinte e dois anos. E reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe se chamava Atalia e era filha de Amri, rei de Israel.
Ocozias imitou o comportamento da família de Acab e, como esta, fez o que Javé reprova, pois era parente dessa família.
Junto com Jorão, filho de Acab, Oco­zias foi lutar em Ramot de Galaad contra Hazael, rei de Aram. Mas os arameus feriram Jorão,
que voltou para Jezrael, a fim de tratar dos ferimentos que recebera dos arameus em Ramot, ao lutar contra Hazael, rei de Aram. Ocozias, filho de Jorão, rei de Judá, foi a Jezrael para visitar Jorão, filho de Acab, que estava ferido.