2 Reis 22

Jo­sias tinha oito anos quando subiu ao trono. E reinou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Idida; era filha de Hadaia e natural de Besecat.
Jo­sias fez o que Javé aprova e seguiu em tudo o comportamento de seu antepassado Davi, sem se desviar, nem para a direita, nem para a esquerda.
No ano dezoito do seu reinado, o rei Jo­sias mandou o secretário Safã, filho de Aslias, neto de Mesolam, ao Templo de Ja­vé, com esta ordem:
‘‘Vá encontrar-se com o sumo sacerdote Helcias, e diga-lhe que deixe preparado o dinheiro ofereci­do ao Templo de Javé e que os guardas da porta recolhem do povo.
Diga-lhe para entregar o dinheiro aos mestres de obras encarregados do Templo de Javé, a fim de que estes o distribuam aos operários que trabalham nas reformas do Templo de Javé:
aos carpinteiros, construtores e pedreiros. Que eles usem o dinheiro para comprar madeiras e pedras talhadas para a reforma do Templo.
Não será necessário pedir contas do dinheiro entregue a eles, porque são honestos”.
O sumo sacerdote Helcias informou o se­cretário Safã: “Achei o livro da Lei no Tem­plo de Javé!” Entregou o livro a Safã, que o leu.
O secretário Safã foi falar com o rei: “Seus servos juntaram o dinheiro que havia no Templo e o entregaram aos mestres-deobras do Templo de Javé”.
Em seguida, contou ao rei que o sacerdote Hel­cias lhe havia dado um livro. E Safã leu o livro diante do rei.
Ao tomar conhecimento sobre o conteúdo do livro da Lei, o rei rasgou a roupa
e deu esta ordem para o sacerdote Helcias, para Aicam, filho de Safã, para Acobor, filho de Micas, para o secretário Safã e para o ministro Asaías:
‘‘Vão consultar Javé por mim e pelo povo, a respeito do conteúdo desse livro que foi encontrado. A ira de Javé deve ser grande contra nós, porque nossos antepassados não obedeceram às palavras desse livro, e não praticaram tudo o que nele está escrito”.
O sacerdote Helcias, Aicam, Acobor, Safã e Asaías foram encontrar-se com a profetisa Hulda, mulher do guarda dos vestiários, de nome Selum, filho de Tícua e neto de Haraas. Ela morava em Jerusalém, no Bairro Novo. Expuseram para ela o caso,
e ela respondeu: “Assim diz Javé, o Deus de Israel. Digam a quem enviou vocês a mim:
Assim diz Javé, Deus de Israel: ‘Vou fazer cair uma desgraça sobre este lugar e sobre seus habitantes. Vou enviar todas as maldições que estão nesse livro, que o rei de Judá leu.
Eles me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, e me irritaram com toda a obra de suas mãos. Por isso, minha ira se inflamou contra este lugar, e não se apagará’.
E ao rei de Judá, que os enviou para consultar Javé, vocês dirão: ‘Assim diz Javé, o Deus de Israel: Porque, ouvindo a leitura do livro,
você se comoveu de coração e se humilhou diante de Javé; porque você escutou as palavras que pronunciei contra este lugar e seus habitantes, que serão objeto de espanto e maldição; porque você rasgou a roupa e chorou na minha frente, eu também ouvi você oráculo de Javé.
Por isso eu o reunirei a seus antepassados. Você vai ser enterrado em paz na sua sepultura, e os seus olhos não verão todos os males que vou enviar sobre este lugar’.” Então eles foram levar ao rei a resposta da profetisa.