2 Crônicas 14

Asa fez o que Javé seu Deus aprova e estima.
Acabou com os altares dos deuses estrangeiros e com os lugares altos, demoliu as estelas e derrubou os postes sagrados.
Ordenou aos judeus que buscassem a Javé, o Deus dos seus antepassados, e que praticassem as leis e mandamentos dele.
Acabou com os lugares altos e com os altares de incenso em todas as cidades de Judá. E o reino viveu tranquilo durante todo o reinado dele.
Asa reconstruiu as cidades fortificadas de Judá, que o país estava em paz e não fez nenhuma guerra nesses anos, porque Javé lhe deu descanso.
Asa disse a Judá: “Vamos reconstruir essas cidades, cercá-las de muralhas e torres, de portas e trancas. A terra ainda nos pertence, porque servimos a Javé, nosso Deus, e ele nos concedeu paz com os vizinhos”. Executaram a reconstrução com pleno êxito.
Os soldados que Asa tinha a seu dispor eram, da parte de Judá, trezentos mil homens equipados de armaduras e lanças; e, da parte de Benjamim, duzentos e oitenta mil treinados para empunhar o escudo e manejar o arco. Todos eram valentes guerreiros.
Zara, o etíope, marchou contra Judá com um exército de um milhão de homens e trezentos carros. Quando chegou a Maresa,
Asa foi enfrentá-lo. E se prepararam para a luta no vale de Sefata, em Maresa.
Então Asa invocou Javé seu Deus, dizendo: “Javé, quando queres ajudar, não distingues entre poderosos e fracos. Ajuda-nos, então, Javé nosso Deus, pois nós nos apoiamos em ti, e em teu Nome vamos enfrentar essa multidão! Javé, tu és o nosso Deus. Não te deixes derrotar por um mortal”.
Javé derrotou os etíopes à vista de Asa e de Judá. E os etíopes tiveram que fugir.
Asa e seu exército perseguiram os etíopes até Gerara. Todos foram mortos: não ficou nenhum sobrevivente. Foram estraçalhados quando quiseram enfrentar Javé e seu exército. Os homens de Judá recolheram muitos despojos.
Em seguida, atacaram as cidades vizinhas de Gerara, pois o terror de Javé tinha caído sobre elas. E as saquearam, pois havia nelas muitos despojos.
Atacaram também as moradias da zona rural, e levaram muitas ovelhas e camelos. Por fim, voltaram para Jerusalém.