1 Samuel 7

Os habitantes de Cariat-Iarim foram e levaram a arca de Javé. Colocaram a arca na casa de Abinadab, no alto da colina, e consagraram Eleazar, filho de Abina­dab, para guardar a arca de Javé.
Desde que a arca foi colocada em Cariat-Iarim, passou-se longo tempo: cerca de vinte anos. Todo o povo de Israel começou a lamentar diante de Javé.
Então Samuel falou a todos os israelitas: “Se vocês querem se converter de todo o coração pa­ra Javé, tirem do meio de vocês os deu­ses e deusas dos estrangeiros. Devotem-se inteiramente a Javé e sirvam somente a ele. Assim ele vai livrar vocês do poder filisteu”.
Então os israelitas se livraram das imagens dos deuses e deusas dos estrangeiros, e começaram a servir somente a Javé.
Sa­­muel ordenou: “Reúnam todo o Israel em Masfa, e eu rezarei a Javé por vocês”.
Eles se reuniram em Masfa, tiraram água, e a derra­maram diante de Javé. Nesse dia, fizeram jejum e confessaram: “Pecamos contra Ja­vé”. E Samuel julgou os israelitas em Masfa.
Os filisteus ficaram sabendo que os is­raelitas haviam se reunido em Masfa. Então os príncipes dos filisteus subiram contra Israel. Ao ouvir isso, os israelitas ficaram com medo dos filisteus,
e disseram a Samuel: “Não cale a nossa causa. Grite por nós a Javé, nosso Deus, para que ele nos liberte do poder filisteu”.
Samuel pegou um cordeirinho que ainda mamava e o ofereceu em holocausto. Depois gritou a Javé em favor de Israel, e Javé o escutou.
Enquanto Samuel estava oferecendo o holo­causto, os filisteus atacaram Israel. Nesse dia, porém, Javé mandou contra os filisteus uma grande tempestade, que os espalhou, e Israel os derrotou.
Os israelitas saíram de Masfa, perseguiram os filisteus e os foram derrotando até Bet-Car.
Então Samuel pegou uma pedra e a colocou entre Masfa e Sen; deu-lhe o nome de Ebenezer, explicando: “Javé nos socorreu até aqui”.
Os filisteus foram dominados e nunca mais invadiram o território de Israel, porque a mão de Javé pesou sobre eles enquan­to Samuel viveu.
Israel recon­quis­tou as cidades que os filisteus tinham tomado. Desse modo, tais cidades, junto com seus territórios, voltaram ao poder de Israel, desde Acaron até Gat. E houve paz entre Israel e os amorreus.
Até a sua morte, Samuel foi juiz em Israel.
Todos os anos ele visitava Betel, Guilgal e Masfa, e julgava Israel em todos esses lugares.
Depois voltava a Ramá, onde ficava sua residência e onde exercia suas funções de juiz sobre Israel. Foi que construiu um altar para Javé.