1 Samuel 22

Da­vi saiu daí e se escondeu na caverna de Odolam. Quando seus parentes e toda a sua família ficaram sabendo, foram encontrar-se com ele.
Todos os que estavam em dificuldades, todos os endividados e todos os descontentes se reuniram ao seu redor, e Davi se tornou chefe deles. Formou-se assim um grupo de quatrocentos homens.
Davi partiu daí e foi para Masfa de Moab. Ele disse ao rei de Moab: “Permita que meu pai e minha mãe fiquem aqui com vocês até que eu saiba o que Deus quer de mim”.
Davi os deixou com o rei de Moab, e eles ficaram com o rei durante todo o tempo em que Davi esteve escondido.
O profeta Gad, porém, disse a Davi: “Não continue no esconderijo. para o terri­tório de Judá”. Então Davi foi e se escondeu na floresta de Haret.
Saul ficou sabendo que Davi fora visto com os homens que estavam com ele. Saul estava em Gabaá, debaixo do tamarindeiro no alto da colina, com a lança na mão e rodeado por todos os seus ministros.
Então Saul disse aos que o acompanhavam: “Ouçam, benja­minitas: Será que o filho de Jessé vai dar a vocês terras e vinhas? Será que vai no­meá-los chefes e oficiais do seu exército,
para que vocês estejam conspirando contra mim? Ninguém me avisou quando meu filho fez um pacto com o filho de Jessé; ninguém se interessou por mim, nem me contou que meu filho jogou contra mim o meu próprio servo, como está acontecendo hoje”.
Doeg, o edomita, que estava entre os ministros de Saul, falou: “Eu vi o filho de Jessé chegar a Nob, na casa de Aquimelec, filho de Aquitob.
E Aquimelec consultou Javé para Davi e também lhe deu provisões e a espada de Golias, o filisteu”.
Então Saul mandou chamar o sacerdote Aqui­melec, filho de Aquitob, junto com toda a família dele, os sacerdotes de Nob. Todos se apresentaram ao rei,
que lhes disse: “Escute, filho de Aquitob”. Ele respondeu: “Aqui estou, meu senhor”.
Saul lhe perguntou: “Por que você e o filho de Jessé conspiraram contra mim? Você lhe deu comida e uma espada, e consultou a Deus em favor dele, para que se transformasse em inimigo meu, como está acontecendo hoje”.
Aquimelec respondeu ao rei: “Quem é como Davi entre todos os ministros do rei? Ele é fiel, é genro do rei, chefe de sua guarda e honrado em seu palácio.
Por acaso, foi a primeira vez que consultei a Deus para Davi? Longe de mim! Que o rei não jogue tal acusação sobre o seu servo e toda a sua família. Seu servo não sabia nada sobre isso, nem muito, nem pouco”.
O rei replicou: “Aquimelec, você vai morrer com toda a sua família”.
Em seguida, o rei ordenou aos da sua guarda: “Aproximem-se e matem os sacerdotes de Javé, porque estão do lado de Davi; eles sabiam que Davi estava fugindo e não o denunciaram”. Mas os guardas do rei não quiseram levantar a mão para matar os sacerdotes de Javé.
Então o rei ordenou a Doeg: “Vá você e mate os sacerdotes”. Doeg, o edomita, foi e matou os sacerdotes. Nesse dia, morreram oitenta e cinco homens que levavam o efod.
Em Nob, a cidade dos sacerdotes, Saul passou a fio de espada homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois, jumen­tos e ovelhas.
Escapou apenas um filho de Aquimelec, filho de Aquitob. Ele se chamava Abiatar, que saiu fugindo à procura de Davi.
Abiatar contou a Davi que Saul tinha assassinado os sacerdotes de Javé.
E Davi lhe disse: “Naquele dia, eu percebi que Doeg, o edomita, estava presente e avisaria Saul. O responsável pela morte dos seus familiares sou eu.
Fique comigo e não tenha medo; quem quiser matar-me, também quererá matar você. Comigo você estará a salvo”.