1 Coríntios 8
Quanto às carnes sacrificadas aos ídolos, “sabemos que todos nós temos conhecimento.” Mas o conhecimento envaidece; é o amor que constrói.
Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento.
Ao contrário, se alguém ama a Deus, é conhecido por Deus.
Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas aos ídolos, “sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e não existe outro deus a não ser o Deus único”.
É verdade que existem aqueles que são chamados deuses, tanto no céu como na terra, e neste sentido há muitos deuses e muitos senhores.
Contudo para nós existe um só Deus: o Pai. Dele tudo procede, e para ele é que existimos. E há um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por meio do qual também nós existimos.
Mas nem todos têm esse conhecimento. Alguns, atéhá pouco acostumados ao culto dos ídolos, comem a carne dos sacrifícios como se fosse realmente oferecida aos ídolos. E a consciência deles, que é fraca, fica manchada.
Não são os alimentos que nos aproximam de Deus: se deixamos de comer, nada perdemos; e se comemos, nada lucramos.
Cuidem, porém, que a liberdade de vocês não se torne ocasião de queda para os fracos.
Você tem consciência esclarecida: mas alguém o vê sentado àmesa num templo de ídolo; será que esse alguém, tendo consciência fraca, não se verá arrastado a comer carne sacrificada aos ídolos?
Desse modo, por causa do conhecimento que vocês têm, perecerá o fraco, esse irmão pelo qualCristo morreu.
Se vocês pecam assim contra os próprios irmãos e ferem a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que vocês estão pecando.
Ora, se um alimento for motivo de queda para meu irmão, para sempre eu deixarei de comer carne, a fim de não causar a queda do meu irmão.