Números 4

Javé falou a Moisés:
“Dentre os filhos de Levi, faze a contagem dos filhos de Caat, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,
dos que têm entre trinta e cinquenta anos, todos os que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.
O encargo dos filhos de Caat na tenda da reunião será cuidar das coisas mais sagradas.
Quando se levantar o acampamento, Aarão e seus filhos virão tirar o véu de separação e com ele cobrirão a arca do testemunho.
Colocarão em cima dela uma cobertura de couro fino, sobre a qual estenderão um pano de púrpura violeta, e colocarão os varais na arca.
Estenderão uma toalha de púrpura violeta sobre a mesa da apresentação e lhe colocarão em cima os pratos, as colheres, as taças e os copos para a libação; e também o pão perene estará sobre ela.
Sobre esses objetos estenderão um pano escarlate envolto numa cobertura de couro fino e colocarão na mesa os varais.
Tomarão um pano de púrpura e envolverão o candelabro da luz, as lâmpadas, as espevitadeiras, os cinzeiros e todos os recipientes de óleo que são usados em seu serviço,
e o colocarão com todos os seus utensílios num estojo de pele fina para pô-lo em cima da padiola.
Sobre o altar de ouro estenderão um pano de púrpura violeta e o cobrirão com uma cobertura de couro fino, e lhe colocarão os varais.
Tomarão todos os utensílios usados no serviço do santuário e os envolverão num pano de púrpura violeta, cobrindo-os com uma cobertura de couro fino, e os colocarão na padiola.
Tirarão do altar as cinzas e estenderão sobre ele um pano de púrpura escarlate.
Em cima colocarão todos os utensílios empregados no serviço, isto é: braseiros, garfos, pás, bacias e todos os outros acessórios do altar, estenderão em cima uma cobertura de couro fino e lhe colocarão os varais.
Quando Aarão e seus filhos tiverem acabado de cobrir os objetos do santuário e todos os utensílios sagrados, ao levantarem o acampamento, virão os filhos de Caat para transportá-los, mas sem tocar nas coisas sagradas, para que não morram. Esse é o encargo dos filhos de Caat na tenda da reunião.
Eleazar, filho do sacerdote Aarão, ficará encarregado do óleo para a iluminação, do incenso aromático, da oblação perpétua e do óleo para a unção, como também da vigilância de todo o tabernáculo e de tudo o que ele contém, do santuário e de seus utensílios”.
Javé disse a Moisés e a Aarão:
“Não permitais que seja eliminada dentre os levitas a tribo das famílias dos caatitas.
Mas fazei assim com eles para conservarem a vida e não morrerem ao se aproximarem das coisas mais sagradas: entrem Aarão e seus filhos e indiquem a cada um seu serviço e seu encargo;
mas não entrem eles para ver, nem por um instante, as coisas sagradas, pois morreriam”.

Os filhos de Gérson.

Javé falou a Moisés:
“Faze o recenseamento também dos filhos de Gérson, segundo suas casas patriarcais e suas famílias.
Recensearás todos os homens que têm entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.
Este será o encargo das famílias dos gersonitas, o que devem fazer e o que devem transportar:
levarão as cortinas do tabernáculo, a tenda da reunião, a cobertura de couro fino, que a recobre, e o véu da entrada da tenda da reunião,
as cortinas do átrio, o véu da entrada da porta do átrio que rodeia o tabernáculo e o altar, as cordas e todos os utensílios para seu serviço; farão todo o serviço que se refere a essas coisas.
Todo o serviço dos gersonitas, tudo o que devem transportar e fazer será conforme as ordens de Aarão e de seus filhos; e lhes indicareis tudo que devem transportar.
Esse é o encargo das famílias dos gersonitas na tenda da reunião; e seu serviço estará sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão.

Os filhos de Merari.

Contarás também os filhos de Merari segundo suas famílias e suas casas patriarcais.
Recensearás todos os homens que têm entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.
São estes os objetos confiados a eles para transportar, conforme todo o seu serviço na tenda da reunião: as tábuas, as vigas, as colunas e as bases do tabernáculo,
as colunas que rodeiam o átrio e suas bases, as estacas e as cordas com todos os seus acessórios para o serviço; e indicareis a cada um nominalmente os utensílios que devem transportar.
Esse é o ofício das famílias de Merari, de acordo com todo o seu serviço na tenda da reunião, sob a chefia de Itamar, filho do sacerdote Aarão”.

Recenseamento dos levitas.

Moisés, Aarão e os chefes da comunidade fizeram o censo dos filhos de Caat, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,
de todos os homens que tinham entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.
Foram contados, segundo suas famílias, dois mil e setecentos e cinquenta.
São estes os recenseados das famílias dos caatitas, todos os que prestavam serviço na tenda da reunião, que Moisés e Aarão contaram, cumprindo a ordem de Javé dada a Moisés.
Foi feito o recenseamento dos filhos de Gérson, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,
de todos os homens que tinham entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião;
estes recenseados segundo suas famílias e suas casas patriarcais foram dois mil e seiscentos e trinta.
São estes os recenseados dentre as famílias de Gérson, todos os que serviam na tenda da reunião e que Moisés e Aarão recensearam em cumprimento da ordem de Javé.
Foi feito o recenseamento dos filhos de Merari, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,
de todos os homens que tinham entre trinta anos e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião;
estes recenseados segundo suas famílias foram três mil e duzentos.
São estes os recenseados das famílias de Merari, cujo censo fizeram Moisés e Aarão por ordem de Javé a Moisés.
O número total dos levitas que Moisés, Aarão e os chefes de Israel recensearam segundo suas famílias e suas casas patriarcais,
todos os homens de trinta anos até cinquenta anos, que eram aptos para servir no culto e no transporte da tenda da reunião,
foi de oito mil e quinhentos e oitenta.
Conforme a ordem de Javé transmitida por Moisés, eles foram recenseados, designando-se para cada um o que devia fazer e o que devia transportar; assim foram recenseados como Javé havia ordenado a Moisés.