Neemias 12

São estes os sacerdotes e os levitas que subiram com Zorobabel, filho de Salatiel, e com Josué: Saraías, Jeremias, Esdras,
Amarias, Meluc, Hatus,
Sequenias, Reum, Meremor,
Ado, Guenton, Abias,
Miamin, Madias, Belga,
Semeías, Joiarib, Jedaías,
Salu, Amoc, Helcias, Jedaías. Esses eram os chefes dos sacerdotes e de seus irmãos no tempo de Josué.
Os levitas eram: Josué, Benui, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias; este último, com seus irmãos, dirigia os hinos de louvor,
enquanto Becbecias e Ani, seus irmãos, ficavam defronte deles, segundo seus turnos de serviço.
Josué gerou Joaquim; Joaquim gerou Eliasib, Eliasib gerou Joiada,
Joiada gerou Jônatas, e Jônatas gerou Jedua.
No tempo de Joaquim, os sacerdotes chefes de famílias sacerdotais foram: da família de Saraías: Maraías; da família de Jeremias: Hananias;
da família de Esdras: Mosolam; da família de Amarias: Joanã;
da família de Meluc: Jônatas; da família de Sebanias: José;
da família de Harim: Ednas; da família de Maraiot: Helci;
da família de Ado: Zacarias; da família de Guenton: Mosolam;
da família de Abias: Zeri; da família de Miniamin e de Moadias: Felti;
da família de Belga: Samua; da família de Semeías: Jônatas;
da família de Joiarib: Matanai; da família de Jedaías: Ozi;
da família de Selai: Celai; da família de Amoc: Héber;
da família de Helcias: Hasabias; da família de Zedaías: Natanael.
Os levitas foram registrados, quanto aos chefes de família, no tempo de Eliasib, de Joiada, de Joanã e de Jedua; e os sacerdotes foram inscritos no reinado de Dario, o persa.
Os filhos de Levi, chefes de família, foram inscritos no livro das Crônicas até o tempo de Joanã, filho de Eliasib.
Os chefes dos levitas eram: Hasabias, Serebias, Josué, Benui, Cad­miel e seus irmãos que ficavam defronte deles para executar os hinos de louvor e de ação de graças segundo as instruções de Davi, homem de Deus, cada um conforme seu turno de serviço.
Matanias, Becbecias, Abdias, Mosolam, Telmon e Acub eram porteiros e montavam guarda nos armazéns perto das portas.
Esses viviam no tempo de Joaquim, filho de Josué, filho de Josedec, e no tempo de Neemias, o governador, e de Esdras, o sacerdote-escriba.

Dedicação das muralhas de Jerusalém .

Para a dedicação das muralhas de Jerusalém convocaram-se os levitas de todos os lugares onde residiam para vir a Jerusalém e celebrar a dedicação alegremente, com hinos e cânticos ao som de címbalos, harpas e cítaras.
Reuniram-se os cantores do distrito que circunda Jerusalém, das aldeias dos netofatitas,
de Bet-Guilgal, dos campos de Gaba e de Azmot, pois os cantores haviam construído para si aldeias em torno de Jerusalém.
Os sacerdotes e os levitas purificaram-se e depois purificaram o povo, as portas e as muralhas.
Mandei então que subissem às muralhas os chefes de Judá e organizei dois grandes coros. O primeiro caminhava no alto das muralhas para a direita, na direção da porta do Esterco;
atrás deles iam Osaías e a metade dos chefes de Judá,
como também Azarias, Esdras, Mosolam,
Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias,
pertencentes ao coro dos sacerdotes, com trombetas; depois Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semeías, filho de Matanias, filho de Micas, filho de Zacur, filho de Asaf,
com seus irmãos Semeías, Azareel, Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá, Hanani, com os instrumentos musicais de Davi, homem de Deus; Esdras, o escriba, ia à frente deles.
Chegando à porta da Fonte, subiram diretamente os degraus da Cidade de Davi, pela escada das muralhas, por cima do palácio de Davi, até a porta das Águas, a oriente.
O segundo coro caminhava para a esquerda: eu o segui com a outra metade do povo, pelo alto das muralhas, passando por cima da torre dos Fornos, até a muralha larga;
depois, passando por cima da porta de Efraim, da porta Velha, da porta dos Peixes, pela torre de Hananeel e pela torre dos Cem, até a porta das Ovelhas; pararam na porta da Guarda.
Depois os dois coros tomaram lugar no templo de Deus; também eu, e a metade dos magistrados comigo,
e os sacerdotes Eliaquim, Maasias, Miniamin, Micas, Elioenai, Zacarias, Hananias, com trombetas;
e também Maasias, Semeías, Eleazar, Ozi, Joanã, Melquias, Elam e Ezer. Os cantores fizeram-se ouvir sob a direção de Jezraías.
Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios e se regozijaram, pois Deus lhes havia concedido uma grande alegria. Também as mulheres e as crianças se alegraram, e a alegria de Jerusalém ouvia-se de longe.

O tributo sagrado.

Naquele tempo, alguns homens foram designados para guardar as salas destinadas a armazenar as contribuições, as primícias e os dízimos; esses homens deveriam recolher dos campos das cidades as porções que a lei reserva para os sacerdotes e para os levitas. Pois Judá se regozijava pelos sacerdotes e pelos levitas em exercício.
Eles executavam o serviço de seu Deus e o serviço das purificações, como também os cantores e os porteiros, segundo as prescrições de Davi e de Salomão, seu filho.
Com efeito, antigamente, desde os dias de Davi e de Asaf, havia chefes de cantores, cânticos de louvor e hinos de ação de graças a Deus.
Todo o Israel, no tempo de Zorobabel e no tempo de Neemias, servia cada dia as porções destinadas aos cantores e aos porteiros; dava aos levitas as coisas consagradas, e os levitas davam aos filhos de Aarão as coisas consagradas que lhes eram destinadas.