Miquéias 1
Palavra de Javé, dirigida a Miqueias de Morasti, no tempo de Joatão, de Acaz e de Ezequias, reis de Judá. Visão que ele teve a respeito de Samaria e de Jerusalém.
Contra Israel e Judá.
Ouvi, povos todos! Presta atenção, ó terra, e tudo o que há em ti! O Senhor Javé seja testemunha contra vós, o Senhor, de seu santo templo.
Pois Javé sai de sua morada, desce e caminha sobre as alturas da terra.
Os montes debaixo dele se dissolvem e os vales se derretem como cera diante do fogo, como águas derramadas numa encosta.
Tudo isto por causa da infidelidade de Jacó e dos pecados da casa de Israel. Qual é a infidelidade de Jacó? Não é Samaria? Qual é o pecado de Judá? Não é Jerusalém?
Reduzirei Samaria a um monte de ruínas no campo, a um lugar para plantar a vinha. Farei rolar suas pedras para o vale e porei a descoberto suas fundações.
Todas as suas estátuas serão quebradas e todos os seus salários serão queimados; de todos os seus ídolos farei uma ruína, porque são ofertas recolhidas como salário de prostituição e voltarão a ser salário de prostituição.
Castigo de Judá.
Por isso chorarei e gritarei, andarei descalço e nu; farei lamentos como os chacais, e pranto como de avestruzes.
Porque sua chaga é incurável e chegou até Judá, estende-se até a porta de meu povo, até Jerusalém.
Não o anuncieis em Gat, não choreis em Aco, em Bet-Leafra revolvei-vos no pó.
Emigra, população de Safir, em vergonhosa nudez; não saiu a população de Saanã. O luto de Bet-Esel vos priva de sua proteção.
Esperava o bem-estar a população de Marot, mas desceu a calamidade da parte de Javé até a porta de Jerusalém.
Atrela os corcéis ao carro, ó habitante de Laquis! Ela foi o início do pecado para a filha de Sião, porque em ti foram achadas as infidelidades de Israel.
Por isso deverás dar um dote a Morasti-Gat; as casas de Aczib serão uma desilusão para os reis de Israel.
De novo farei vir sobre ti o conquistador, ó habitante de Maresa; chegará até Odolam a glória de Israel.
Corta os cabelos, rapa a cabeça por causa de teus filhos que eram tua alegria! Torna-te calva como um abutre, porque foram deportados para longe de ti.