Levítico 8
“Toma Aarão, seus filhos, as vestes, o óleo da unção, o novilho para o sacrifício pelo pecado, os dois carneiros, o cesto de pães ázimos,
e convoca toda a comunidade à entrada da tenda da reunião”.
Moisés fez como Javé lhe havia ordenado, e a comunidade se reuniu à entrada da tenda da reunião.
Disse Moisés à comunidade: “Isto é o que Javé mandou fazer”.
Moisés mandou que se aproximasse Aarão com seus filhos e os lavou com água.
Colocou em Aarão a túnica, cingiu-o com o cinto; revestiu-o com o manto, sobre o qual adaptou o efod; cingiu-o com a faixa tecida do efod, atando-o.
Pôs-lhe na cabeça o turbante, diante do qual colocou a lâmina de ouro, o diadema sagrado, como Javé tinha ordenado a Moisés.
Em seguida Moisés tomou o óleo da unção e ungiu o tabernáculo e todas as coisas que nele havia, consagrando-as.
Com o óleo aspergiu sete vezes o altar e ungiu o altar e todos os seus utensílios, a bacia e seu pedestal, para os consagrar.
A seguir, Moisés ordenou que se aproximassem os filhos de Aarão, revestiu-os com as túnicas, cingiu-os com os cintos e atou-lhes os barretes, como Javé havia ordenado a Moisés.
Então mandou trazer o novilho para o sacrifício pelo pecado, e Aarão e seus filhos impuseram as mãos sobre a cabeça do novilho.
Moisés o imolou, tomou de seu sangue, aplicou-o com o dedo aos chifres do altar, em todo o redor, para purificá-lo; derramou o sangue aos pés do altar e o consagrou, para fazer expiação por ele.
Depois tomou toda a gordura que envolve as entranhas, a massa de gordura que sai do fígado e os dois rins com sua gordura e os queimou sobre o altar.
Mas o novilho com seu couro, sua carne e seus excrementos queimou-os fora do acampamento, como Javé havia ordenado a Moisés.
Mandou vir também o carneiro do holocausto, e Aarão e seus filhos impuseram as mãos sobre a cabeça do carneiro.
Moisés o imolou e aspergiu o sangue sobre o altar, ao redor.
Partiu o carneiro em pedaços e queimou-lhe a cabeça, os pedaços e a gordura.
Depois de lavar com água os intestinos e as patas, Moisés queimou todo o carneiro no altar, como holocausto de aroma agradável, oferenda queimada em honra de Javé, como ele havia ordenado a Moisés.
A seguir mandou trazer o segundo carneiro, o carneiro da investidura. Aarão e seus filhos impuseram as mãos sobre a cabeça do carneiro;
Moisés o imolou, tomou do sangue e o aplicou sobre o lóbulo da orelha direita de Aarão, sobre os polegares de sua mão direita e de seu pé direito.
Mandou que se aproximassem os filhos de Aarão, aplicou sangue sobre os lóbulos de suas orelhas direitas e sobre os polegares de suas mãos direitas e de seus pés direitos, e Moisés aspergiu o resto do sangue ao redor do altar.
Depois tomou as partes gordas, isto é, a cauda e toda a gordura que envolve as entranhas, a massa gordurosa que sai do fígado, os dois rins com sua gordura e a coxa direita.
Tirou do cesto de pães ázimos, que estava na presença de Javé, um bolo ázimo, uma torta de pão azeitado e uma bolacha e os colocou sobre as gorduras e a coxa direita.
Pôs tudo nas mãos de Aarão e de seus filhos e ordenou que fizessem o gesto de apresentação diante de Javé.
Depois Moisés tomou-os das mãos deles e queimou-os no altar, em cima do holocausto; foi o sacrifício da investidura, de aroma agradável, oferenda queimada a Javé.
Moisés tomou também o peito do carneiro e fez o gesto de apresentação diante de Javé; era a porção que lhe cabia do carneiro da investidura, como Javé havia ordenado a Moisés.
Depois Moisés tomou do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar e aspergiu com ele Aarão e suas vestes, e igualmente seus filhos e suas vestes, e assim consagrou Aarão e suas vestes, como também seus filhos e suas vestes com ele.
Depois Moisés disse a Aarão e a seus filhos: “Cozinhai a carne à entrada da tenda da reunião e comei-a ali com o pão que está no cesto do sacrifício da investidura, conforme ordenei, dizendo: ‘Aarão e seus filhos a comerão’.
O que sobrar da carne e dos pães o queimareis ao fogo.
Não vos afasteis da entrada da tenda da reunião durante sete dias, até que se completem os dias de vossa investidura, pois são necessários sete dias para vossa investidura.
Como se fez hoje, Javé ordenou que assim se repita, para oferecer por vós o rito de expiação.
Ficareis, pois, à entrada da tenda da reunião dia e noite durante sete dias, guardando a norma de Javé, para que não morrais, pois assim me foi ordenado”.