Levítico 4
Javé falou a Moisés, dizendo:
“Dize aos israelitas: Se alguém pecar por inadvertência contra qualquer dos mandamentos de Javé, fazendo alguma coisa que é proibido fazer,
se quem pecou for o sacerdote ungido, tornando assim culpado o povo, oferecerá a Javé, pelo pecado cometido, um novilho sem defeito, em expiação do pecado.
Levará o novilho até a entrada da tenda da reunião, diante de Javé, imporá a mão na cabeça dele e o imolará diante de Javé.
O sacerdote ungido tomará do sangue do novilho e o levará à tenda da reunião.
Tingirá com ele os chifres do altar do incenso aromático, que está diante de Javé na tenda da reunião, e derramará todo o resto do sangue do novilho ao pé do altar dos holocaustos, que está à entrada da tenda da reunião.
Tirará do novilho sacrificado em expiação toda a gordura, isto é, a gordura que envolve as entranhas e a que adere a elas;
os dois rins com a gordura que os envolve na região lombar e a camada gordurosa que destacará do fígado e dos rins;
da mesma maneira como se tira do novilho do sacrifício de comunhão; e o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar dos holocaustos.
Mas o couro do novilho e toda a sua carne, com a cabeça, as patas, as entranhas e os excrementos,
em suma, o novilho todo, será levado para fora do acampamento, a um lugar puro, onde se jogam as cinzas, e será queimado sobre a lenha. Será queimado no lugar onde se jogam as cinzas.
Pelo pecado da comunidade.
Se a comunidade inteira de Israel pecar por inadvertência, e isto ficar oculto aos olhos da comunidade, embora tenham transgredido uma das normas de Javé, fazendo algo proibido e tornando-se assim culpados,
logo que o pecado cometido se tornar conhecido, a comunidade oferecerá em sacrifício pelo pecado um novilho, que será levado diante da tenda da reunião.
Os anciãos da comunidade imporão as mãos na cabeça do novilho, diante de Javé, e o novilho será imolado na presença de Javé.
O sacerdote ungido levará parte do sangue do novilho à tenda da reunião,
molhará nele o dedo e fará sete aspersões diante de Javé, em frente do véu;
e tingirá com o sangue os chifres do altar que está diante de Javé na tenda da reunião. Derramará todo o resto do sangue aos pés do altar dos holocaustos, que está à entrada da tenda da reunião.
Tirará toda a gordura do novilho e a queimará sobre o altar.
Fará com esse novilho como fez com o novilho do sacrifício pelo pecado; assim lhe fará, e o sacerdote oferecerá expiação pela comunidade, e lhe será perdoado.
O novilho será levado para fora do acampamento e será queimado do mesmo modo que foi queimado o primeiro. Este é o sacrifício pelo pecado da comunidade.
Pelo pecado dos chefes.
Se quem pecou foi um chefe, e praticou inadvertidamente alguma coisa proibida por Javé, seu Deus, e assim se tornou culpado,
logo que tiver tomado consciência de seu pecado, levará como sua oferta um bode sem defeito.
Imporá a mão na cabeça do bode e o imolará no lugar onde se imola o holocausto, diante de Javé; é um sacrifício pelo pecado.
O sacerdote molhará o dedo no sangue da vítima, tingirá com ele os chifres do altar dos holocaustos e derramará o sangue aos pés do altar dos holocaustos.
Queimará toda a gordura sobre o altar, como a gordura do sacrifício de comunhão. O sacerdote fará assim expiação pelo pecado do chefe, e lhe será perdoado.
Pelo pecado de um cidadão.
Se quem pecou por inadvertência foi um simples cidadão, fazendo alguma das coisas proibidas pela lei de Deus, tornando-se assim culpado,
logo que tomar consciência do pecado cometido, trará como sua oferta uma cabra sem defeito, pelo pecado cometido.
Imporá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará no lugar do holocausto.
O sacerdote molhará o dedo no sangue da vítima, tingirá com ele os chifres do altar dos holocaustos e derramará todo o resto do sangue aos pés do altar.
Tirará toda a gordura, como se tira a gordura de um sacrifício de comunhão, e o sacerdote a queimará sobre o altar como aroma agradável a Javé. Assim o sacerdote fará a expiação por essa pessoa, e lhe será perdoado.
Se trouxer uma ovelha como sua oferta pelo pecado, será fêmea e sem defeito.
Imporá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará em sacrifício pelo pecado, no lugar onde se imolam os holocaustos.
O sacerdote mergulhará o dedo no sangue da vítima, tingirá com ele os chifres do altar dos holocaustos e derramará todo o resto do sangue aos pés do altar.
Tirará toda a gordura, como se tira do cordeiro do sacrifício de comunhão, e o sacerdote a queimará sobre o altar, sobre as vítimas queimadas a Javé. Assim o sacerdote fará sobre essa pessoa o rito de expiação pelo pecado cometido, e lhe será perdoado.